Projeto propõe uso do Gov.br para impedir acesso de menores a sites pornôs

Data:

Site - Internet
Créditos: scyther5 / iStock

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados pretende utilizar a plataforma Gov.br como ferramenta de verificação etária para restringir o acesso de menores de idade a conteúdos pornográficos na internet.

A proposta é de autoria do deputado Fábio Teruel e foi protocolada sob o número PL 2201/2026.

De forma resumida, o texto prevê a criação de um sistema de validação de idade integrado ao Gov.br, permitindo que plataformas e sites adultos confirmem se o usuário possui idade mínima para acessar esse tipo de conteúdo.

Na prática, o mecanismo funcionaria como uma autenticação digital. O usuário seria direcionado para validação na plataforma do governo federal e, após a confirmação da maioridade, receberia autorização para acessar o conteúdo restrito.

A proposta surge em meio ao debate internacional sobre proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. Países como o Reino Unido já adotam medidas semelhantes para exigir comprovação de idade em plataformas de conteúdo adulto.

O projeto ainda deverá passar pelas comissões da Câmara antes de eventual votação no Congresso Nacional.

Especialistas apontam que a discussão envolve temas como proteção de dados pessoais, privacidade digital, segurança da informação e liberdade na internet, além da proteção de menores no ambiente virtual.

(Com informações do Tilt UOL por Guilherme Tagiaroli)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

STF retoma julgamento sobre uso da metragem dos imóveis no cálculo do IPTU

O STF retomou a análise de recurso apresentado por Chapecó (SC) contra decisão que considerou inconstitucional a definição da alíquota do IPTU com base na área construída do imóvel. O julgamento pode repercutir sobre legislações municipais, critérios de tributação e pedidos de restituição, além de suscitar debates sobre segurança jurídica e eventual modulação dos efeitos da decisão.

Músico é condenado nos EUA por fraude em streaming com músicas geradas por IA

Um músico da Carolina do Norte foi condenado nos Estados Unidos a 18 meses de prisão por participar de uma fraude em plataformas de streaming utilizando músicas geradas por inteligência artificial e robôs para aumentar artificialmente as reproduções. A Justiça determinou ainda dois anos de liberdade supervisionada e o confisco de mais de US$ 8 milhões.

OpenAI interrompe lançamento de novo sistema de IA diante de preocupações com segurança

A OpenAI adiou o lançamento do modelo GPT-6.1 Astra após identificar que o sistema não havia atingido os padrões de segurança estabelecidos pela empresa. O modelo possui capacidade para executar tarefas de forma autônoma. A decisão ocorre em meio a incidentes envolvendo agentes de IA e ao aumento do debate sobre segurança, supervisão independente e regulamentação dessas tecnologias.

Justiça dos EUA rejeita ações contra Google por supostas práticas anticompetitivas com IA

A Justiça Federal dos Estados Unidos rejeitou ações movidas pela Chegg e pela Penske Media contra o Google. As empresas alegavam que recursos de inteligência artificial utilizados no mecanismo de busca estariam reduzindo o tráfego e as receitas de seus sites e configurando práticas anticompetitivas.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo