Modelo - Recurso para JARI - Estacionar em Acostamento - Direito de Trânsito

Data:

Ilustríssimo Senhor Presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) [Inserir nome do órgão que emitiu a multa, ex.: DETRAN, Prefeitura etc.]

 

 

[Nome completo do Recorrente], [Nacionalidade], [Estado Civil], [Profissão], portador(a) da cédula de identidade RG nº [Inserir número do RG] e inscrito(a) no CPF sob o nº [Inserir número do CPF], residente e domiciliado(a) à [Inserir endereço completo], vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, por intermédio deste, interpor o seguinte

RECURSO ADMINISTRATIVO

em face da penalidade de multa por supostamente ter cometido a infração de trânsito de “Estacionar o veículo em acostamento”, conforme Auto de Infração de Trânsito nº [Inserir número da autuação], aplicada em [Data da autuação], pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:

Fatos:

  1. No dia [Inserir data], o veículo de placa [Inserir placa do veículo], de minha propriedade, foi autuado sob a alegação de que estava estacionado no acostamento da rodovia [Inserir nome e localização da rodovia], no município de [Inserir nome do município].
  2. Conforme fotos e evidências que acompanham este recurso (anexos), o veículo estava parado momentaneamente devido a [Inserir motivo, ex.: um problema mecânico repentino/falta de combustível/situação de emergência médica].

Direito:

  1. O Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 181, inciso VIII, prevê penalidade para quem estaciona em acostamento. Entretanto, o mesmo código, em seu artigo 29, § 2º, permite o uso do acostamento em situações de emergência.
  2. Diante das circunstâncias apresentadas, onde o veículo enfrentou [Reiterar o problema de emergência, ex.: um problema mecânico que impossibilitava a sua locomoção], fica evidente que o uso do acostamento foi justificado e necessário, configurando um caso excepcional previsto na legislação vigente.

Requerimento:

Por todo o exposto, solicito o deferimento deste recurso para que seja cancelada a multa aplicada, uma vez que as provas aqui apresentadas demonstram que o uso do acostamento deu-se por motivo de força maior, estando, portanto, em conformidade com a legislação de trânsito vigente.

Nestes termos,

Pede deferimento.

[Local], [Data].


[Assinatura do Recorrente]

Documentos anexos:

  • Cópia do Auto de Infração;
  • Fotos do veículo no local da infração;
  • [Outros documentos que suportem o recurso].

Lembre-se de verificar os prazos e procedimentos específicos para a apresentação de recursos junto à JARI responsável pela multa em questão. Adaptar o recurso conforme o caso específico e incluir todas as provas. Consultar um Advogado é sempre recomendado!

multas de trânsito
Créditos: Dolgachov
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Ação de Ressarcimento Contra Plano de Saúde que Não Pagou o Parto de Emergência

  EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _ VARA...

Modelo de ação de ressarcimento contra plano de saúde que não pagou o parto

  EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _ VARA...

Modelo de Recurso contra multa por desacato à autoridade de trânsito

1. Mal-entendido na Comunicação: Alego que houve um mal-entendido durante a interação com o agente de trânsito, onde palavras ou ações podem ter sido interpretadas de forma equivocada. Refuto a acusação de desacato e sustento que minha intenção era de cooperar e esclarecer a situação de maneira respeitosa e adequada.

Modelo de defesa prévia para contestação de multa por farol desligado

1. Funcionamento Temporário dos Faróis: Alego que no momento da autuação, os faróis do veículo estavam temporariamente desligados devido a um mal funcionamento momentâneo, que foi corrigido imediatamente após a notificação. Anexo documentação de uma oficina mecânica [Nome da Oficina], datada de [Data], que comprova a ocorrência de uma falha elétrica breve e sua subsequente reparação.