A parceria não contempla o Brasil e a operação da Avianca Brasil
A companhia aérea United Airlines fechou uma parceria com a Avianca e com a Copa Airlines para oferecer novos serviços, como novas rotas sem escala e redução no tempo de viagens. Porém, a parceria não abrange o Brasil e a operação da Avianca Brasil.
A parceria ou joint venture entre a Avianca e a United Airlines não é surpreendente, pois, em 2016, as duas empresas (membros da aliança global Star Alliance) já tinham firmado um acordo de compartilhamento de voos.
Em 2017, a empresa americana anunciou o fortalecimento da parceria comercial com a Avianca Brasil e a Avianca.
Elas já vêm preparando uma joint venture de 10 anos envolvendo todas as ligações das aéreas nos Estados Unidos da América (EUA) e América Latina. Mas as negociações se estenderam por mais de dois anos.
Em comunicado, a companhia aérea diz que a intenção é oferecer um “amplo portfólio para seus consumidores”. O acordo integrar voos na América Latina e nos Estados Unidos da América.
Não há informações sobre uma eventual compra de ações das companhias aéreas na parceria. Há, porém, rumores de que o acordo possa envolver um empréstimo da United Airlines para German Efromovich, acionista controlador da Avianca Linhas Aéreas, companhia aérea colombiana. Ou seja, suas ações seriam a garantia do empréstimo. Assim, reduziria seu endividamento com um Fundo de Hedge (Elliott Management Corp).
Uma eventual fusão entre a Avianca e a Avianca Brasil, controlada por José Efromovich, irmão de German, poderia ser fortalecida pelo acordo aqui exposto. (Com informações da Exame)
Saiba mais:
- Avianca manterá todos os voos programados
- Auxiliar de rampa não consegue responsabilizar Gol e Avianca por dívidas trabalhistas da Swissport
- Passageiro da Avianca que dormiu no aeroporto e perdeu aniversário da esposa será indenizado
- Avianca condenada a pagar R$ 12 mil a cliente que teve mala extraviada