Lula sanciona lei que renova, até 2038, a cota de exibição para produções nacionais na TV paga

Data:

Lula sanciona lei que renova, até 2038, a cota de exibição para produções nacionais na TV paga | Juristas
Lula assina projeto de lei
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, a Lei 14.815/24, que prorroga até 2038 a cota obrigatória para a transmissão de produções brasileiras, como filmes e séries, na TV por assinatura (TV paga). Essa iniciativa visa manter o estímulo ao setor audiovisual brasileiro, cuja cota de exibição havia expirado em setembro de 2023.

A legislação recém-sancionada determina que o percentual de obras nacionais a serem exibidas será estabelecido por meio de regulamento próprio. A Agência Nacional do Cinema (Ancine) será responsável pela suspensão e cessação do uso não autorizado de obras brasileiras e estrangeiras protegidas, conforme previsto na nova lei.

BBB, Novela, Programa de TV, Justiça, advogado advocacia
Créditos: scyther5 / iStock

O projeto de lei (PL 3696/23) que deu origem à Lei 14.815/24 foi proposto pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e obteve aprovação tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. A iniciativa reforça o compromisso com o fomento da produção audiovisual nacional, assegurando a presença constante de conteúdos brasileiros na programação da TV paga.

Além disso, também foi sancionada uma lei (14.814/24) que estabelece a cota de exibição para filmes brasileiros em salas de cinema, consolidando esforços para fortalecer a presença e o reconhecimento da produção cinematográfica nacional em diferentes canais de exibição. A renovação dessas cotas representa um passo significativo no apoio à indústria audiovisual do país.

Com informações da Agência Câmara de Notícias e Agência Brasil.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.