Comissão aprova prioridade a pessoas com deficiência de baixa renda na CNH gratuita

Data:

Comissão aprova prioridade a pessoas com deficiência de baixa renda na CNH gratuita | Juristas
Fonte: https://www.grupochiru.com/noticias/detran-rs-cobra-novas-taxas-para-cnh-e-servicos-a-partir-desta-quarta/

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que garante prioridade às pessoas com deficiência de baixa renda na obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa busca ampliar o acesso ao direito de dirigir, direcionando o benefício a quem enfrenta maiores obstáculos econômicos.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro já autoriza a gratuidade da CNH para pessoas de baixa renda, com recursos provenientes da arrecadação de multas de trânsito. A proposta em análise reforça esse mecanismo ao estabelecer prioridade específica para pessoas com deficiência que se enquadrem nesse critério.

Alterações no projeto

O texto aprovado corresponde ao substitutivo apresentado pela Comissão de Viação e Transportes ao Projeto de Lei nº 1.330/2025, de autoria do deputado Gilson Daniel (Pode-ES). A versão original previa a concessão gratuita da CNH a todas as pessoas com deficiência, independentemente da renda.

O relator da matéria, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), recomendou a aprovação do texto com a restrição de renda. Segundo ele, a medida elimina uma barreira econômica que dificulta o acesso de pessoas com deficiência à habilitação.

Para o parlamentar, a proposta contribui para a promoção da autonomia, da mobilidade e da participação plena dessas pessoas na sociedade, ao remover entraves que considera injustificáveis ao exercício da cidadania.

Tramitação

A proposta ainda será apreciada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

(Com informações da Agência Câmara de Notícias)

 

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Fachin anuncia projeto de lei para regulamentar remuneração de magistrados

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, anunciou que pretende concluir até o final de 2026 uma minuta de projeto de lei federal para regulamentar a remuneração dos magistrados. A proposta integra uma agenda mais ampla de defesa da integridade, transparência e controle dos gastos públicos. Fachin também apresentou ao CNJ medidas para prevenir conflitos de interesse na magistratura.

Gusttavo Lima é responsabilizado por transtornos causados por número em música

Gusttavo Lima foi condenado a pagar cerca de R$ 149 mil a um empresário que afirmou ter recebido milhares de mensagens e ligações após seu número de telefone ser mencionado na música “Bloqueado”. A Justiça entendeu que a divulgação da canção contribuiu para os transtornos sofridos pelo proprietário do número. A decisão ainda não transitou em julgado e o pagamento foi determinado provisoriamente.

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Executivos do Goldman Sachs são alvo de investigação por suposta fraude societária

A Polícia Civil de São Paulo indiciou dois executivos do Goldman Sachs por suspeita de fraude e abuso na administração de sociedade por ações em investigação envolvendo a estrutura societária de fundos ligados à Oncoclínicas. A apuração busca esclarecer se informações sobre a participação da Centaurus Capital foram omitidas ou apresentadas de forma irregular para evitar uma oferta pública de aquisição de ações. O Goldman Sachs nega irregularidades, enquanto a CVM já havia concluído que a Centaurus não estava obrigada a realizar a OPA.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo