Corregedoria do TRT-SC começa a testar envio de citações iniciais por e-mail

Data:

Objetivo é reduzir custos com correio. Correspondências com aviso de recebimento (AR) só serão permitidas se justificadas

Corregedoria começa a testar envio de citações iniciais por e-mail
Créditos: stokkete / Envato Elements

Duas iniciativas recentes da Corregedoria pretendem reduzir em R$ 700 mil as despesas anuais do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) com os Correios: um projeto-piloto para as varas do trabalho enviarem por e-mail as citações iniciais e o Provimento CR 1/2018, que restringe a comunicação com aviso de recebimento (AR) nas correspondências encaminhadas pelas unidades.

Na próxima terça-feira (27), às 15h30, a Secretaria da Corregedoria fará uma reunião com representantes de empresas que desejarem aderir à citação por e-mail para explicar como será o fluxo de trabalho. Quem tiver interesse pode participar, sem necessidade de inscrição prévia. A Corregedoria fica localizada no oitavo andar da sede administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), na Rua Esteves Júnior.

No ano passado, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) gastou R$ 1,4 milhão no envio de correspondências. “Além de gerar economia, o encaminhamento das citações por e-mail busca dar maior segurança, principalmente aos grandes litigantes, que poderão receber as demandas em um único contato”, argumenta o secretário da Corregedoria, César Augusto Bedin.

Diretor de secretaria de vara durante anos, Bedin explica que algumas empresas têm problemas internos para direcionar as citações, tendo de absorver prejuízos em função de revelias.

Boa prática

Por ser um projeto-piloto, o envio de citações por e-mail não é obrigatório para as unidades do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC). Mesmo assim, duas varas do trabalho já adotam essa modalidade: as de Videira e Jaraguá do Sul.

O diretor da VT de Videira, Nilson Feliciano de Araújo, conta que na unidade o procedimento é realizado com sucesso há cerca de dois anos. “Havia um receio inicial por parte das empresas, que temiam o risco de revelia caso os e-mails não chegassem”, lembra o servidor, destacando também que durante esse período não foi recebida nenhuma reclamação sobre a prática. “Pelo contrário, mais de 10 empresas já aderiram. Estamos muito satisfeitos com o procedimento”, afirma.

O projeto-piloto será apresentado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) na próxima reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor), em abril. Havendo demanda, a ideia é que após o período de adaptação a prática seja expandida para todo o estado.

Restrição de ARs

A restrição no uso de ARs está valendo obrigatoriamente desde a publicação do novo provimento, no dia 9 deste mês. De acordo com a norma, a expedição de correspondências deverá ser feita por carta registrada, modalidade mais econômica de envio.

O AR era utilizado até então nas notificações iniciais e na intimação de decisões que coubessem recurso ou embargos à execução, nos casos em que a parte não tivesse procurador constituído. Com a restrição, poderá ser adotado somente se o destinatário não for encontrado por carta registrada, situação que deverá ser fundamentada por meio de despacho no processo.

Reunião com empresas interessadas no envio de citações por e-mail

Onde: Secretaria da Corregedoria (Prédio da Sede Administrativa, Rua Esteves Júnior, 395, Centro, 8º andar)
Quando: 27 de fevereiro, às 15h30
Não é necessário inscrição.

 

 

 

 

 

 

Autoria: Carlos Nogueira
Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC)

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.

TJ aplica Protocolo de Gênero e condena ex-marido a indenizar mulher por ofensas em rede social

Em decisão inédita, a 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aplicou o Protocolo de Gênero, conforme previsto na Resolução nº 492/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em julgamento realizado no dia 28 de novembro. O caso envolveu recurso interposto por uma mulher contra o ex-marido, abordando temas como dissolução de união estável, partilha de bens, guarda de menor, pensão alimentícia e indenização por danos morais.