Seguradora não pode cancelar contrato de cliente inadimplente sem prévia comunicação

Data:

Aposentadoria Rural / INSS / concessões fraudulentas / Previdência Social
Créditos: diegograndi / iStock

A Caixa Seguradora S/A foi condenada pela 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal a restabelecer um contrato de seguro de automóvel devido à falta de comunicação ao segurado sobre o atraso no pagamento. A seguradora tem um prazo de 10 dias para cumprir a decisão.

Segundo o processo, a autora firmou um contrato de seguro com a seguradora ré para cobertura de sinistros relacionados ao seu veículo. Após cerca de três meses do vencimento da última parcela paga, a mulher se envolveu em um acidente de carro e acionou a seguradora. Naquele momento, ela foi informada de que seu contrato havia sido cancelado devido ao atraso no pagamento. A cliente alegou que a seguradora não a havia comunicado sobre as parcelas em atraso nem sobre o cancelamento da apólice de seguro.

Na decisão, os magistrados explicaram que o contrato de seguro só pode ser cancelado após uma comunicação prévia ao segurado sobre a inadimplência e a possibilidade de cancelamento do contrato. Portanto, "o simples atraso no pagamento da prestação mensal ou a falta de pagamento não justifica a suspensão ou o cancelamento automático do contrato de seguro acordado entre as partes sem a prévia notificação do segurado", concluiu a Juíza relatora.

A decisão da Turma Recursal foi unânime.

Para acessar o processo, utilize o PJe2 e verifique o número: 0753875-52.2022.8.07.0016.

(Com informações do TJDF- Tribunal de Justiça do Distrito Federal)

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Brasil edita norma federal (Lei 14.852/2024) regulamentando “GAMES”

Se você tem um filho(a) entre 05 (cinco) e 16 (dezesseis) anos, com absoluta certeza você já se desesperou com a utilização excessiva de “games” pelo mesmo. O vicio nestes joguinhos é um problema social.

Aulão Solidário de Direito Agrário e Aplicado ao Agronegócio Beneficia o Rio Grande do Sul

Em uma iniciativa inovadora, grandes nomes do Direito Agrário e do agronegócio se reunirão para um aulão solidário no próximo sábado, dia 11 de maio, das 13h30 às 19h00. O evento, que ocorrerá online com transmissão via TV Agrarista UBAU no YouTube, promete ser uma oportunidade única de aprendizado e solidariedade.

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

TJSP mantém condenação de acusados que aplicavam golpe em locadora de veículos

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão da 13ª Vara Criminal da Capital, sob a juíza Erika Fernandes, que condenou três homens por associação criminosa, com um deles também condenado por estelionato, relacionado a um golpe praticado contra uma locadora de veículos. As penas impostas, variando entre um e dois anos de reclusão, foram convertidas em medidas alternativas, incluindo prestação pecuniária e serviços comunitários.