PGR solicita ao STF estabelecimento de prazo para Lei de Incentivos às Trabalhadoras

Data:

A Procuradora-Geral da República (PGR) moveu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO), requerendo que o Supremo Tribunal Federal (STF) declare a omissão na edição de uma lei federal que estabeleça incentivos específicos destinados à proteção do mercado de trabalho das mulheres. A ADO 83 também busca que o STF determine um prazo razoável para que o Congresso Nacional corrija essa omissão.

PGR - Brasília - Distrito Federal
PGR – Brasília – Distrito Federal
Créditos: diegograndi / iStock

A ação da PGR fundamenta-se no artigo 7º, inciso XX, da Constituição Federal, que assegura às trabalhadoras urbanas e rurais a proteção do mercado de trabalho por meio de incentivos específicos, a serem definidos por lei.

A PGR argumenta que, decorridos 35 anos desde a promulgação da Constituição, ainda não foi editada uma lei federal sobre o tema. Essa lacuna legislativa, segundo a PGR, resulta em prejuízos contínuos e reiterados para as trabalhadoras urbanas e rurais em todo o país, uma vez que os estímulos constitucionalmente exigidos para a promoção, inserção e permanência das mulheres no mercado de trabalho não foram instituídos.

ministro edson fachinO ministro Edson Fachin, relator da ADO 83, solicitou informações ao Senado e à Câmara dos Deputados, estabelecendo um prazo de 30 dias para a resposta. Posteriormente, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a PGR terão, respectivamente, 15 dias cada para apresentar suas manifestações.

O pedido de informações segue os trâmites previstos na Lei 9.882/1999.

Com informações da Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Livro em homenagem ao Ministro Teodoro Silva Santos será lançado no STJ em 15 de setembro

O lançamento do livro coletivo em homenagem ao Ministro Teodoro Silva Santos será realizado no dia 15 de setembro de 2026, das 18h30 às 21h, no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. A obra reúne artigos de integrantes da comunidade jurídica em reconhecimento à trajetória e à atuação do Ministro.

PGE-MA recorre contra nomeação judicial de candidata eliminada em concurso para delegada

A PGE-MA recorreu ao TJ-MA contra decisão que determinou a nomeação de candidata eliminada na primeira fase de concurso para delegada. O Estado sustenta a validade da cláusula de barreira prevista no edital e aponta risco de violação à isonomia entre os candidatos caso a decisão seja mantida.

Obra analisa desafios jurídicos, gestão e transformação das sociedades de advogados no Brasil

O livro Sociedade de Advogados e a Advocacia Brasileira reúne análises sobre a estrutura, o funcionamento e os desafios contemporâneos das sociedades de advogados, abordando temas como gestão, ética, inovação e transformação digital na advocacia.

Barriga de aluguel recorre à Suprema Corte dos EUA por guarda de bebê

Uma mulher que atuou como gestante de substituição recorreu à Suprema Corte dos EUA para disputar a guarda de um bebê nascido com grave cardiopatia. Ela afirma temer que os pais reconhecidos pela Justiça da Califórnia não autorizem tratamentos capazes de preservar a vida da criança.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo