Ex-PM é condenado por improbidade ao levar drogas e celulares para penitenciária

Data:

salvou pessoas
Créditos: JanJutamas | iStock

Um ex-cabo da Polícia Militar, que na época atuava como agente penitenciário na Penitenciária Agrícola de Chapecó, foi recentemente condenado por improbidade administrativa pela 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Chapecó. O homem, já na reserva, foi acusado de introduzir drogas e celulares ilegalmente no complexo prisional.

A decisão resultou na suspensão dos direitos políticos do ex-policial por oito anos, além de uma multa civil no valor de R$ 2 mil, que será corrigida monetariamente desde a data do crime.

tráfico de droga
Créditos: ShutterDivision / Shutterstock.com

Segundo a denúncia, em 24 de abril de 2015, o ex-agente penitenciário utilizou sua posição para adentrar o complexo com três pacotes de erva-mate, nos quais estavam ocultos três telefones celulares, seis chips telefônicos, três carregadores de celular e duas porções de maconha, totalizando pouco mais de um quilo. Durante a revista, também foram encontrados R$ 2 mil sob o banco do carro do ex-policial, cuja origem lícita não foi comprovada.

Ticiano Dias Toffoli
Créditos: Pattanaphong Khuankaew | iStock

Após a prisão em flagrante, o homem foi condenado a cinco anos e três meses de reclusão por tráfico de drogas praticado em estabelecimento prisional, bem como por se aproveitar de sua função pública no desempenho da missão de guarda. Além da pena criminal, um processo administrativo disciplinar resultou na exclusão do réu da reserva remunerada, onde ocupava o cargo de cabo na Polícia Militar. (Processo 5000233-48.2019.8.24.0018).

Com informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...