Presidente do STF defende uso regulado da IA contra morosidade judicial em palestra na Unesco

Data:

Presidente do STF defende uso regulado da IA contra morosidade judicial em palestra na Unesco | Juristas
Brasília (DF), 28/09/2023, Posse do ministro Luís Roberto Barroso, como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu uma palestra na segunda-feira (5) em Paris (França), na sede da Unesco, durante a Conferência Judicial das Supremas Cortes do G20. Ao lado de Tawfik Jelassi, diretor-adjunto da Unesco, Barroso destacou a importância da regulamentação do uso da inteligência artificial (IA) para combater a morosidade judicial, enquanto protege os direitos fundamentais, a democracia, a segurança e a governança.

Durante seu discurso, Barroso enfatizou que a inteligência artificial possui o potencial de impactar significativamente a democracia, os direitos fundamentais e o bem-estar social, tanto de forma positiva quanto negativa. No entanto, ressaltou que a IA opera com base em dados, instruções e valores fornecidos pela condição humana.

Presidente do STF defende uso regulado da IA contra morosidade judicial em palestra na Unesco | Juristas
Logo da UNESCO na parede de mosaico mais longa do mundo. Foto: Klodien

Entre os benefícios citados estão aprimoramento da capacidade decisória, automação e aplicações em diversos campos, como medicina, pesquisa científica e tecnológica, além do impacto no cotidiano, como busca na internet e navegação por GPS.

Por outro lado, Barroso alertou para os riscos do avanço desenfreado da IA, incluindo o possível impacto negativo no mercado de trabalho, a utilização para fins bélicos, a disseminação da desinformação e o surgimento de discursos de ódio e teorias conspiratórias. Diante desse cenário, destacou a necessidade de conscientizar governos, plataformas digitais e sociedade civil sobre a urgência de medidas adequadas.

Eleições Municipais - Luís Roberto Barroso
Créditos: Reprodução do Youtube - SBT Jornalismo

A palestra de Barroso na Unesco ressalta a importância do debate sobre a regulamentação e o uso ético da inteligência artificial, visando garantir que essa tecnologia contribua para o avanço da justiça e do bem-estar social, sem comprometer os valores democráticos e os direitos fundamentais.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...