Governo de São Paulo deve disponibilizar profissional de apoio para alunos com deficiência na rede pública

Data:

A Justiça de São Paulo determinou que o governo do estado disponibilize um profissional de apoio especializado na área da educação a todos os alunos da rede pública estadual com deficiência e que necessitem desse serviço. A decisão transitou em julgado, o que significa que não cabe mais recurso.

Segundo informações do Ministério Público de São Paulo (MPSP), autor da ação civil pública, qualquer estudante já pode executar a decisão, desde que apresente uma avaliação pedagógica comprovando a necessidade de apoio especializado em sala de aula. Essa avaliação pode ser realizada pela própria escola ou constar em documento pedagógico apresentado pelos responsáveis legais do aluno.

O governo tem um prazo de 60 dias para fornecer o profissional, sob pena de multa diária ou obrigação de arcar com o custeio do ensino do aluno na rede privada.

A decisão foi motivada por um inquérito que apontou a falta de uma política pública efetiva para essa parcela dos estudantes, principalmente em relação ao acompanhamento especializado.

Em nota, a Secretaria de Educação de São Paulo afirmou que já existem políticas públicas na rede estadual para atender às necessidades dos alunos com deficiência. "A rede estadual conta com profissionais cuidadores para a oferta de serviços contínuos de apoio nas atividades de alimentação, locomoção e higiene e Atendimento Educacional Especializado - AEE no contraturno na Sala de Recursos, por professor especializado".

O comunicado ainda diz que todo aluno elegível para a Educação Especial passa por uma Avaliação Pedagógica Inicial em até 30 dias após a matrícula na rede, para identificar os apoios, recursos e serviços complementares que serão necessários durante a rotina escolar.

A Procuradoria-Geral de São Paulo disse, no entanto, que a decisão se limita apenas ao município de Peruíbe e que vai se manifestar em juízo.

Com informações do UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...