Honorários de advogado podem ser penhorados para pagar dívida trabalhista

Data:

Escritório de Advocacia / Honorários de advogado podem ser penhorados para pagar dívida trabalhista
Créditos: VitalikRadko / Depositphotos

A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que os honorários advocatícios de um advogado podem ser penhorados para pagar uma dívida trabalhista reconhecida a favor de uma secretária. O caso envolve uma empresa de propriedade do advogado, que alegou ser um escritório de advocacia. O colegiado entendeu que a medida está de acordo com o Código de Processo Civil de 2015.

A secretária entrou com uma ação contra o advogado e sua empresa, alegando que esta última era um "escritório de advocacia disfarçado de empresa". Ela não conseguiu que o ex-empregador pagasse a dívida através do bloqueio de contas bancárias ou do Serasa e, portanto, solicitou a penhora dos honorários advocatícios dos processos em que o advogado atua, que totalizam 6.449 apenas na Justiça Federal de Santa Catarina.

Artigo sobre Artigo 4.0 / Honorários de advogado podem ser penhorados para pagar dívida trabalhista
Créditos: Sora Shimazaki / Pexels

O pedido foi inicialmente indeferido pela 5ª Vara do Trabalho de Joinville (SC) e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), sob a alegação de que os honorários do advogado são verbas de natureza salarial ou remuneratória e, portanto, não podem ser penhorados.

No entanto, o relator do recurso de revista da trabalhadora, ministro Agra Belmonte, destacou que o pedido de penhora foi feito após a vigência do Código de Processo Civil (CPC) de 2015, que permite a penhora de vencimentos quando se trata de pagamento de prestação alimentícia, independentemente de sua origem.

Honorários de advogado podem ser penhorados para pagar dívida trabalhista | Juristas
Créditos: FabrikaCr | iStock

O ministro também observou que o Pleno do TST alterou a redação da Orientação Jurisprudencial (OJ) 153 para limitar a impenhorabilidade aos atos praticados sob o CPC de 1973.

Com a decisão unânime, o processo será encaminhado ao juízo de execução para determinar o percentual dos ganhos do advogado que será penhorado.

Com informações do Tribunal Superior do Trabalho (TST).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...