Juíza recebe menção elogiosa da OAB por atitude humanizada em audiência de custódia

Data:

Juíza é investigada
Créditos: Andrey Popov | iStock

A juíza Lana Leitão Martins, que ficou conhecida por oferecer café e um casaco a um preso durante uma audiência de custódia em Roraima, recebeu uma menção elogiosa da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RO). O presidente da OAB local, Ednaldo Gomes Vidal, formalizou o pedido de reconhecimento na sexta-feira (12).

O gesto da juíza ganhou destaque nas redes sociais e foi amplamente divulgado pela imprensa nacional. O vídeo da audiência, onde a magistrada removeu as algemas do detento Luan Gomes, desligou o ar-condicionado, ofereceu café e um casaco para amenizar o frio, chamou a atenção e gerou debates sobre o tratamento humanizado no sistema judiciário.

Homem agredido em frente ao Instituto Lula questiona validade de depoimento feito a delegado
Créditos: Chodyra Mike / Shutterstock.com

"O senhor está com frio, senhor Luan? Desliga o ar-condicionado", afirma a juíza na gravação. Em seguida, ela pede a retirada das algemas. Protocolo estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça. Os presos só são ouvidos algemados se forem violentos ou em se houver risco de fuga.

"Pega um café para o seu Luan, porque eu não vou fazer audiência com ele tremendo", emenda a magistrada, antes de dar início ao depoimento.

Segundo o presidente da OAB-RO, a atuação da juíza foi marcada pela ética, dedicação, e respeito às normas de segurança sanitária e garantias dos direitos do detento. A menção elogiosa destaca que a magistrada aplicou efetivamente o ordenamento jurídico, cumprindo com excelência suas responsabilidades institucionais.

Audiências de custódia

As audiências de custódia são procedimentos padrão do Judiciário, realizadas para avaliar a legalidade de prisões em flagrante, garantindo que não haja abusos e avaliando a necessidade de detenção ou a possibilidade de aplicação de medidas alternativas. O caso de Luan Gomes, no entanto, chamou atenção por fugir do protocolo após críticas de grupos extremistas, nas redes sociais, que questionaram o tratamento humanizado dispensado ao preso.

O que diz o TJRR

Conformr o UOL, o Tribunal de Justiça de Roraima também destacou que o CNJ estabelece que as audiências de custódia devem ser conduzidas em "condições adequadas para o custodiado". "Ainda conforme mencionado em um trecho da resolução do CNJ, as audiências de custódia devem ocorrer em condições adequadas, respeitando os princípios dos direitos humanos", diz a nota.

juíza
Créditos: Wavebreakmedia | iStock

Juíza há 20 anos, Lana Leitão Martins tem ampla experiência na área criminal. Trabalha há anos no Tribunal do Júri, que julga crimes dolosos contra a vida, e já chegou a assumir temporariamente varas criminais. Foi ela quem manteve preso o ex-senador Telmário Mota, suspeito de mandar matar a ex-mulher.

Com informações do UOL.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...