Partido Novo questiona norma que restabeleceu voto de qualidade no Carf e na CSRF

Data:

O Partido Novo ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7548) no Supremo Tribunal Federal (STF), contestando dispositivos legais que restabeleceram o voto de qualidade (voto de desempate) no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e na Câmara Superior de Recursos Fiscais (CSRF).

Crédito TributárioA ação movida pelo Partido Novo argumenta que dispositivos da Lei n° 14.689/2023 reinstituem o chamado “voto de qualidade pró Fisco”. Conforme a legislação, em caso de empate nos julgamentos de disputas tributárias no Carf, o voto decisivo será da Presidência da sessão, ocupada por representante do Fisco. Essa prerrogativa concede à Presidência a capacidade de proferir dois votos: um ordinário e um voto de qualidade.

O Novo alega que essa regra tem o propósito de aumentar a arrecadação de tributos federais, violando princípios constitucionais fundamentais, como o devido processo legal, a razoabilidade, legalidade, impessoalidade e moralidade. O partido destaca que a finalidade do Carf é promover o controle de legalidade dos atos administrativos tributários federais, não ampliar a arrecadação da Fazenda.

Partido Novo questiona norma que restabeleceu voto de qualidade no Carf e na CSRF | Juristas
Crédito: thiagonori

A legenda ressalta que, nos casos decididos com o uso do voto de qualidade, é provável que ocorram questionamentos judiciais do lançamento tributário. Além disso, argumenta que tal medida não terá impacto direto e imediato na arrecadação orçamentária da União, mas aumentará os litígios contestando os atos procedimentais.

O Partido Novo solicita que os artigos 1º e 17, inciso II, da Lei 14.689/2023 sejam declarados inconstitucionais, buscando a restauração da vigência do artigo 19-E da Lei 10.522/2002.

Ministro Edson Fachin - Relator da Lava Jato
Créditos: Reprodução / Rede Globo de Televisão

O relator da ação é o ministro Edson Fachin, que será responsável por avaliar os argumentos apresentados pelo partido e decidir sobre a constitucionalidade dos dispositivos em questão. O desfecho desta ação pode ter impactos significativos no cenário tributário e nas decisões do Carf em disputas fiscais.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Bruno Dantas formaliza renúncia ao cargo de ministro do TCU e abre caminho para indicação de Rodrigo Pacheco

O ministro Bruno Dantas formalizou sua renúncia ao cargo no Tribunal de Contas da União (TCU), com saída prevista para 9 de setembro. A vaga, destinada à indicação do Senado Federal, deverá ser disputada politicamente e o nome de Rodrigo Pacheco ganhou força para assumir o posto. A mudança ocorre em meio à reaproximação entre o presidente Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e às articulações do Congresso antes das eleições de 2026.

TSE deve definir limites para uso de deepfakes nas eleições e critérios para punições

O TSE analisa critérios para definir o que caracteriza deepfake eleitoral e quais punições poderão ser aplicadas pelo uso irregular de conteúdos produzidos por inteligência artificial. O debate envolve especialmente vídeos e áudios com elevado grau de realismo e potencial para confundir o eleitor, além da diferenciação entre deepfakes e manifestações claramente fictícias, como memes, caricaturas e conteúdos satíricos.

Governo cria regras para combater cambismo digital e ampliar proteção de consumidores em eventos

O governo federal regulamentou a venda, a revenda e a transferência de ingressos pela internet com medidas destinadas a combater o cambismo digital, ampliar a transparência e proteger direitos dos consumidores. A regulamentação estabelece regras para filas, meia-entrada, taxas, revenda, transferência e reembolso. Outro decreto determina a disponibilização gratuita de água potável em eventos culturais, com regras específicas para eventos com mais de mil pessoas.

Tribunal do Júri condena corintiano por matar esposa palmeirense após discussão

O Tribunal do Júri condenou o empresário Leonardo Souza Ceschini a 13 anos e 24 dias de prisão, em regime fechado, pela morte da esposa, Érica Fernandes Alves Ceschini, ocorrida em 2021. A vítima foi atingida por oito golpes de faca após uma discussão relacionada à rivalidade entre Corinthians e Palmeiras. Os jurados reconheceram o feminicídio, o emprego de meio cruel e o aumento de pena pelo fato de o crime ter ocorrido na presença dos filhos do casal. A defesa informou que pretende recorrer da decisão.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo