Segundo dados da Boa Vista, em comparação com julho, os pedidos de falência cresceram 58% em agosto. As falências decretadas aumentaram 88%, e os pedidos de recuperação judicial subiram 41,3%. Na comparação mensal, apenas o indicador de recuperações judiciais deferidas apresentou queda (-10,7%).
Considerando dados anuais (setembro de 2018 a agosto de 2019), houve queda de 8,6% nos pedidos de falência, bem como das falências decretadas (queda de 8,3%), pedidos de recuperação judicial (queda de 15,1%) e recuperações judiciais deferidas (queda de 11,9%).
Há, assim, uma continuidade da tendência de queda nos pedidos de falência e recuperação judicial, que pode ser atrelado à ligeira melhora nas condições econômicas desde 2017, permitindo que as empresas apresentem sinais mais sólidos nos indicadores de solvência. Destaca-se, porém, que o processo contínuo depende da evolução da atividade econômica nos próximos períodos.
Considerando que os pedidos de falência e recuperação judicial apresentaram alta em agosto em relação ao mês anterior e ao ano anterior, trata-se da segunda alta consecutiva nestas bases de comparação.
(Com informações do Jornal do Comércio)
Leia também:
- Azul Linhas Aéreas indenizará passageira que adquiriu poltrona mais confortável e não teve direito a utilizar
- Xanddy e Carla Perez devem pagar dívida de mais de R$ 5 milhões
- Juiz rejeita queixa-crime oferecida por ex-Secretário-Geral da OAB-PB
Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Acesse a plataforma de assinatura de documentos com certificado digital de maneira fácil e segura.