PGR e AGU unem forças para reparar danos dos atos antidemocráticos de janeiro

Data:

PGR e AGU unem forças para reparar danos dos atos antidemocráticos de janeiro | Juristas
Brasília (DF), 08.01.2023 - Manifestantes golpistas invadem o Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Advocacia-Geral da União (AGU) realizaram uma reunião para discutir medidas conjuntas visando a reparação dos danos causados pelos atos de vandalismo ocorridos em janeiro, que resultaram na depredação dos edifícios que abrigam a sede dos Três Poderes. A estimativa é de que os prejuízos ultrapassem R$ 25 milhões.

No encontro estiveram presentes o coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GCAA), Carlos Frederico Santos, o advogado-geral da União substituto, Flavio José Roman, o procurador-geral da União, Marcelo Eugênio Feitosa Almeida, e o procurador Nacional da União de Patrimônio Público e Probidade, Ranieri Rocha Lins.

As instituições estão considerando parcerias para a atuação na frente patrimonial e planejam medidas que serão encaminhadas para apreciação judicial. Além da responsabilização penal dos envolvidos, o objetivo é garantir uma reparação rápida e segura dos prejuízos causados aos prédios públicos.

O trabalho conjunto incluirá o levantamento e conferência de dados, elaboração de laudos definitivos dos prejuízos e acompanhamento das etapas processuais. Essa colaboração também evitará retrabalho decorrente de ações reparatórias e produção de prova duplicada, uma vez que tanto o MPF quanto a AGU têm legitimidade para ajuizar essas ações.

A cooperação entre as instituições continua nos próximos dias para definir as etapas e procedimentos a serem adotados na busca pela reparação dos danos causados pelos atos antidemocráticos.

Com informações da Advocacia-Geral da União (AGU).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.