PJe 2.1 será implantado no TJPB em abril e treinamento ocorrerá por meio de EAD

Data:

PJE - Sistema Processo Judicial Eletrônico
Créditos: Reprodução / TRE-RN

Sistema PJe 2.1 será implantado no TJPB no mês que vem

A versão 2.1 do sistema Processo Judicial eletrônico (PJe), será implantada no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) na primeira semana de abril. A inserção dessa nova plataforma está dividida em 3 momentos.

O primeiro foi o projeto-piloto do PJe 2.1, em funcionamento na Corregedoria Geral de Justiça desde o mês de dezembro do ano passado; o segundo passo é a migração da tecnologia, no dia 6 de abril, para os processos que já tramitam eletronicamente no 2.0; e o último estágio é a possibilidade dos processos criminais também tramitarem nesse ambiente eletrônico.

De acordo com o diretor da Diretoria de Tecnologia do Tribunal de Justiça da Paraíba (Ditec-TJPB), José Teixeira de Carvalho Neto, a plataforma do sistema PJe versão 2.1 vai permitir a distribuição dos processos de competência criminal no PJe. “É uma versão preparada justamente para isso. Nossa perspectiva inicial é um trabalho piloto em duas varas criminais, já a partir do momento da virada de versão”, destacou. Ele informou, também, que será constituído um grupo de trabalho para essa atividade pioneira, formalizado pela Presidência do Tribunal, por meio de resolução.

A evolução dos processos eletrônicos para a tecnologia do sistema PJe versão 2.1 será realizada entre os dias 3 e 5 de abril. Por conta desse marco, a Ditec-TJPB vai promover um treinamento na modalidade Ensino a Distância (EAD), abordando as principais mudanças que ocorreram entre as 2 versões. Em um ambiente próprio, serão veiculadas lives (transmissões ao vivo), com conteúdo voltado ao aprendizado sobre o sistema PJe 2.1.

O público-alvo dessas lives é formado por magistrados, servidores e assessores que trabalham no Tribunal de Justiça da Paraíba. As capacitações acontecerão na quinta-feira (19), das 9h às 11h e das 14h às 16h e no dia 26 deste mês, no mesmo horário.  “Os vídeos ficarão disponíveis no canal do Tribunal de Justiça no Youtube, para que seja bem fixado pelos usuários. Já na segunda-feira (23), as transmissões ao vivo são voltadas para os usuários externos; advogados, defensores públicos, promotores de justiça, procuradores e delegados, inclusive com espaço para tirar dúvidas”, adiantou o gerente da Ditec, Ney Robson.

Ney Robson afirmou que é preciso que o servidor ou magistrado façam sua inscrição em formulário próprio que será disponibilizado no quadro de aviso no site do Tribunal de Justiça (www.tjpb.jus.br). Só com a inscrição, o usuário terá acesso ao endereço das lives.

Cronograma:

16, 19 e 26 de março – EAD (Ensino a Distância)
03 a 05 de abril – Implantação da Versão 2.1 do PJe
06 de abril – Liberação da Versão 2.1 para competência Cível
20 de abril – Início da distribuição para competência criminal (varas-piloto)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.

Empregador deve indenizar família de vítima morta por funcionário em supermercado

A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) reconheceu a responsabilidade civil indireta do empregador em um caso de homicídio praticado por um funcionário durante o horário de trabalho e em razão de suas atribuições de segurança. Com isso, foi determinada a indenização e o pagamento de pensão ao filho menor da vítima, morto em 2019 após uma discussão com o funcionário, nas dependências de um supermercado no litoral norte de Santa Catarina.

Ex-gestora de entidade assistencial é condenada por desvio de mais de R$ 148 mil

Uma ex-gestora de uma entidade assistencial e seus familiares foram condenados pelo desvio de verbas públicas pela 1ª Vara Cível da comarca de Rio do Sul. Os réus foram responsabilizados pelo desvio de R$ 148.732,24, valor que deveria ter sido utilizado para o funcionamento da instituição.