Sem comprovar necessidade de tratamento contínuo, bancária não terá plano de saúde vitalício

Data:

Seguro de Saúde Bradesco Saúde
Créditos: Ilya Burdun / iStock

A 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu, por unanimidade, que uma bancária do Banco Bradesco S.A. não faz jus à manutenção vitalícia do plano de saúde, em razão de doença ocupacional. O colegiado entendeu que o direito à cobertura permanente só poderia ser reconhecido mediante comprovação efetiva da necessidade de tratamento médico contínuo ou de cuidados permanentes.

Histórico do caso

A trabalhadora ajuizou ação trabalhista em 2011 após ser dispensada por justa causa. Na sentença de 2017, o banco foi condenado a pagar verbas rescisórias, reintegrar a empregada e indenizá-la por redução da capacidade laboral decorrente de LER/DORT, reconhecendo a responsabilidade civil da instituição.

À época, como o contrato de trabalho ainda estava ativo, a bancária não pleiteou a manutenção do plano de saúde. Após nova dispensa em 2019, ingressou com ação requerendo o benefício vitalício, sustentando que a decisão anterior já reconhecera a doença ocupacional e a responsabilidade do banco.

O banco reconheceu os fatos, mas argumentou que a indenização já deferida não conferia direito automático à manutenção permanente do plano.

Decisão judicial

O juízo de primeira instância concedeu a cobertura vitalícia sem ônus à trabalhadora. Contudo, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) afastou a vitaliciedade, considerando que não era possível inferir, apenas com base nas decisões anteriores, o nexo causal e a extensão do dano que justificassem o benefício contínuo.

No recurso ao TST, o relator, ministro Sergio Pinto Martins, ressaltou que a bancária não apresentou elementos sobre a natureza específica da lesão nem sobre eventual necessidade de acompanhamento médico permanente. Segundo ele, de acordo com a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do TST, a incapacidade laboral permanente não implica, automaticamente, necessidade de tratamento médico vitalício. Assim, o pedido de manutenção do plano de saúde só se justifica mediante comprovação concreta dessa necessidade.

A decisão do TST foi unânime, negando provimento ao recurso da bancária.

Processo: Ag-RRAg-100527-85.2019.5.01.0051

(Com informações do TST por Dirceu Arcoverde)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Amazon reedita episódio de “Tremembé” após ações por suposto uso indevido de imagem

A Amazon reeditou o quinto episódio da série Tremembé após pelo menos três pessoas ajuizarem ações contra a empresa por suposto uso não autorizado de imagem. Os autores pedem indenizações de R$ 150 mil e alegam danos morais decorrentes da exposição. Os processos tramitam na Justiça de São Paulo e ainda não tiveram decisão. O caso envolve questões relacionadas ao direito de imagem e à responsabilidade civil.

Egito condena apresentadora de TV e outros 11 réus à pena de morte por tráfico de drogas

A Justiça do Egito condenou a apresentadora Sarah Khalifa e outros 11 réus à pena de morte por suposta participação em um grupo organizado voltado à fabricação e ao tráfico de drogas. O processo também envolve acusações de posse e porte ilegal de armas e munições. A decisão foi proferida após consulta ao grão-mufti e ainda pode ser contestada por meio de recursos.

MPF recomenda revisão das regras sobre uso religioso, espiritual e terapêutico da ayahuasca

O Ministério Público Federal recomendou ao Conad e à Anvisa a revisão das regras relacionadas à ayahuasca no Brasil, especialmente para os usos religioso, espiritual e terapêutico. A proposta prevê grupos de trabalho, consulta a povos indígenas e comunidades tradicionais, revisão do enquadramento jurídico da DMT e criação de parâmetros para produção, circulação e utilização da bebida. Os órgãos terão 30 dias para informar se irão acatar as recomendações.

Morre aos 80 anos Robert Alexy, referência mundial na Teoria do Direito e dos princípios

Morreu aos 80 anos o jurista e filósofo alemão Robert Alexy, um dos principais nomes contemporâneos da Filosofia e da Teoria do Direito. Professor da Universidade de Kiel, tornou-se mundialmente conhecido por seus estudos sobre princípios, direitos fundamentais, proporcionalidade e argumentação jurídica. Sua obra exerceu forte influência sobre a doutrina e a jurisprudência brasileiras, especialmente no Direito Constitucional e em decisões do STF.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo