STF mantém prisão de prefeito acusado de associação para o tráfico de drogas

Data:

tráfico de drogas
Créditos: The Crimson Ribbon | iStock

A medida liminar proposta pela defesa do prefeito afastado de Japeri (RJ), Carlos Moraes Costa, foi negada pelo ministro Edson Fachin, do STF. O político está preso preventivamente desde julho do ano passado sob a acusação de associação para o tráfico de drogas. 

A defesa interpôs o recurso contra decisão do STJ que negou HC lá impetrado. No Supremo, alegou que a manutenção da custódia é desnecessária, pois ele exerce atividade lícita em endereço certo e sabido. Os advogados do prefeito ainda sustentaram que a medida é desproporcional à pena aplicável em eventual condenação e que não há provas da prática do delito de associação para o tráfico. Por isso, pediram a concessão de liminar para determinar a soltura do prefeito e seu retorno ao cargo.

O ministro Fachin não verificou qualquer ilegalidade para justificar a concessão da liminar em habeas corpus, que é medida excepcional por sua própria natureza justificável “quando a situação demonstrada nos autos representar manifesto constrangimento ilegal, o que, nesta sede de análise, não se confirmou”.

Processo relacionado: RHC 172303

(Com informações do Supremo Tribunal Federal)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.