STF prorroga por mais 90 dias inquérito das milícias digitais

Data:

Alexandre de Moraes
Créditos: Reprodução / TV Justiça

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu prorrogar por mais 90 dias o Inquérito (INQ) 4874, cujo objetivo é investigar as milícias digitais antidemocráticas e seu financiamento. A decisão atende a um pedido da Polícia Federal, que justificou a necessidade de um prazo adicional para a conclusão das diligências em andamento.

O inquérito em questão busca apurar a existência de uma organização criminosa com atuação digital, composta por núcleos responsáveis por produção, publicação, financiamento e ações políticas. O foco das investigações é entender como essa organização opera e se há indícios de ações que atentem contra a democracia e o Estado de Direito.

STF prorroga por mais 90 dias inquérito das milícias digitais | Juristas
Hacker with a hood and binary code. Hacking the Internet.

No mês de outubro do ano passado, Alexandre de Moraes autorizou o compartilhamento do relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro de 2023, juntamente com todas as suas provas, para contribuir com as investigações em andamento no INQ 4874.

A medida visa fortalecer os elementos disponíveis para a apuração das milícias digitais e seus possíveis impactos na ordem democrática do país.

Fake News
Créditos: juststock / iStock

O inquérito destaca-se como uma resposta do STF à necessidade de lidar com ameaças à democracia e à disseminação de informações falsas ou manipuladas, evidenciando a importância de combater práticas que possam comprometer a estabilidade institucional e o funcionamento adequado do Estado de Direito. O prazo adicional concedido sinaliza o compromisso das autoridades em conduzir uma investigação minuciosa e abrangente sobre esse fenômeno que envolve o ambiente digital e seus desdobramentos na esfera política.

Com informações da Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca Definição...

Marcas Notoriamente Conhecidas: Proteção e Exemplos no Brasil

No mundo dos negócios, algumas marcas alcançam um nível de reconhecimento tão alto que se tornam notoriamente conhecidas. Essas marcas gozam de uma proteção especial, mesmo que não estejam registradas em todas as classes de produtos ou serviços. Este artigo aborda o conceito de marcas notoriamente conhecidas, a proteção legal conferida a elas no Brasil e exemplos de marcas que se enquadram nessa categoria.

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.