STJ permite importação de Canabidiol

Data:

remédio
Créditos: Creative-Family | iStock

Na primeira análise sobre o assunto, no RE 1.657.075, a 2ª Turma do STJ permitiu a importação de Canabidiol para tratamento médico. A decisão permite que os pais de uma menina com paralisia cerebral e crises de epilepsia importem o medicamento diretamente. De acordo com o relato dos pais, ela sofre 240 crises epiléticas por mês.

O RE interposto pelos pais da menina afirma que eles importam diretamente o medicamento e solicitam que a União e a Anvisa “deixem de destruir, devolver ou impedir que o Canabidiol chegue a seu destino”.

A União disse que o medicamento é experimental e que o SUS possui 12 medicamentos para epilepsia. Complementou dizendo que a Anvisa não autorizou o uso do medicamento no Brasil, e que seu uso seria uma “ato periculoso”. Por fim, disse que há requisitos para fornecer medicamentos fora da lista do SUS, e um deles é o registro na Anvisa.

A corte afastou tais argumentos para permitir a importação. E o relator destacou que a autorização vale somente para o caso específico, já que a decisão não foi tomada na análise de um recurso repetitivo. (Com informações do Jota.Info.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.