TJ-MT confirma responsabilidade de concessionária por postes e transformador instalados indevidamente

Data:

Equatorial Energia
Créditos: NOKFreelance / iStock

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) confirmou a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de indenização por danos morais a uma consumidora de Chapada dos Guimarães. A decisão decorre da instalação de postes e de um transformador de alta tensão dentro da propriedade rural da autora sem a devida autorização.

O caso, julgado de forma unânime pela Segunda Câmara de Direito Privado, envolvia ocupação irregular de aproximadamente 150 m², que prejudicava o uso da propriedade e impedia o acesso de veículos necessários à criação de peixes e frangos. Em dezembro de 2018, o transformador explodiu, causando danos a eletrodomésticos e alimentos.

O TJ-MT ressaltou que a concessionária não comprovou que os equipamentos já existiam na propriedade e que a instalação sem consentimento ou servidão constitui irregularidade. O colegiado enfatizou que a empresa tem obrigação de prestar serviço com segurança, nos termos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), e que a exposição da propriedade a risco concreto configura dano moral.

Além disso, o Tribunal determinou que o custo de remoção dos equipamentos irregulares deve ser arcado pela concessionária, sem possibilidade de cobrança à proprietária.

O processo pode ser consultado no Ementário Eletrônico do TJ-MT.

Número do processo: 1000309-51.2020.8.11.0024.

(Com informações do TJ-MT por Vitória Maria Sena)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Câmeras com IA identificam comportamentos suspeitos e reacendem debate sobre vigilância

Câmeras de monitoramento, tradicionalmente utilizadas para registrar ocorrências e...

Inteligência artificial amplia ataques cibernéticos e coloca empresas brasileiras na mira de grupos criminosos

O avanço da inteligência artificial generativa tem contribuído para o aumento e a sofisticação de ataques cibernéticos realizados por grupos criminosos. No Brasil, empresas e instituições passaram a figurar entre os alvos de operações de ransomware e roubo de dados. Além dos prejuízos financeiros, os ataques podem gerar responsabilidades relacionadas à proteção de dados pessoais e exigir comunicação à ANPD e aos titulares afetados.

Nova lei aumenta penas para crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes na internet

A Lei 15.487/2026 endureceu as penas para crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes, inclusive aqueles praticados pela internet ou com o uso de inteligência artificial. A norma elevou diversas penas, incluiu os crimes no rol dos hediondos, criou mecanismos de investigação digital, como as chamadas “rondas virtuais”, e ampliou a proteção psicológica e psicossocial às vítimas. A legislação também prevê aumento de pena quando houver uso de IA, deepfakes, redes sociais, aplicativos de mensagens ou jogos online para facilitar a prática criminosa.

Alemanha planeja reformar “minijobs” e ampliar contribuição previdenciária

A Alemanha avalia reformar o sistema de “minijobs”, modalidade de trabalho de curta jornada que atende cerca de 7 milhões de pessoas. Entre as propostas estão o fim da possibilidade de renunciar às contribuições previdenciárias e o aumento dos encargos pagos pelas empresas. Sindicatos defendem a mudança por considerarem o modelo precário, enquanto empregadores argumentam que os minijobs garantem flexibilidade ao mercado de trabalho. Estudantes e trabalhadores que dependem dessa modalidade temem redução da renda. O governo alemão ainda deverá definir os detalhes da reforma.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo