TRT2 mantém condenação a empresa por exigir limite de idade para emprego

Data:

dispensa problemas de saúde
Créditos: kieferpix | iStock

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) confirmou a condenação de uma empresa que estabeleceu limite de idade para emprego. A idade máxima estabelecida para a posição de moderadora de conteúdo era de 35 anos. Uma candidata, na época com 44 anos, receberá uma indenização de R$ 10 mil por não ter sido contratada por esse motivo.

Na defesa, a empresa argumentou que a exigência de idade partiu do cliente, pois os serviços estavam relacionados à verificação de conteúdo de vídeos curtos produzidos por adolescentes e jovens adultos. Alegou ainda que pessoas mais jovens teriam maior afinidade com a linguagem, gostos e aspirações do público-alvo. Também justificou que trabalhadores menos experientes aceitariam salários mais baixos em comparação com profissionais mais qualificados.

Porém, o TRT2 rejeitou o recurso da empresa, mantendo a decisão de primeira instância. O desembargador-relator do processo (1001454-09.2023.5.02.0067) Ricardo Verta Luduvice, em seu voto, citou a lei 9029/95, que proíbe a adoção de práticas discriminatórias com base na idade no acesso ao emprego e na manutenção do vínculo empregatício, entre outros fatores.

Na decisão, Luduvice pontua ainda que "o fato da reclamada ter agido como intermediadora da empresa contratante em nada lhe corrobora". Ele explica que a ré serviu como meio para perpetuação da ofensa à legislação vigente e à honra da trabalhadora, que teve a participação vedada mesmo possuindo os demais requisitos para pleitear a vaga.

Com informações do Portal Migalhas.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de contrato de prestação de serviços de Personal Trainer para Triatetlas

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de personal trainer especializado em treinamento para triatletas, com o objetivo de melhorar o desempenho do Contratante nas modalidades de natação, ciclismo e corrida.

Modelo de contrato de curso de fotografia com Iphone

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de ensino, na forma de curso de fotografia utilizando o iPhone, oferecido pela Contratada ao Contratante.

Construindo Sua Árvore Genealógica com Documentos de Imigração

Descubra suas origens e construa sua Árvore Genealógica utilizando Documentos de Imigração essenciais. Inicie sua jornada ancestral aqui!

Modelo de contrato de prestação de serviços de Delivery para Restaurantes e Lanchonetes

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de delivery, pela Contratada, para o transporte e entrega dos produtos alimentícios do Contratante aos seus clientes, conforme as especificações e necessidades do Contratante.