TSE Inicia julgamento de ações contra Bolsonaro e Lula por irregularidades na campanha

Data:

TSE Inicia julgamento de ações contra Bolsonaro e Lula por irregularidades na campanha | Juristas
Sede do Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Foto: Marcello casal JR. / Agência Brasil

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começará a julgar a partir de terça-feira (10) ações que alegam irregularidades cometidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral do ano passado.

O rito de julgamento seguirá com a leitura do relatório pelo ministro Benedito Gonçalves, que também é o corregedor-geral Eleitoral. Após a leitura do relatório, acusação e defesa terão igualdade de tempo para apresentar seus argumentos. O relator votará primeiro, seguido pelos outros seis ministros do TSE.

TSE Inicia julgamento de ações contra Bolsonaro e Lula por irregularidades na campanha | Juristas
Autor-Celsopupo
Jair Bolsonaro - Rio de Janeiro, Brazil - may 06, 2019:

No caso de Bolsonaro, as acusações incluem abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, ambos crimes eleitorais. Três ações de investigação judicial eleitoral que pedem a inelegibilidade do ex-presidente serão julgadas na terça-feira.

As ações foram movidas pela coligação Brasil da Esperança, que apoiou Lula, e pelo PDT, partido de Ciro Gomes. A principal acusação envolve o uso do Palácio do Planalto e do Alvorada para eventos de campanha.

Adversários políticos de Bolsonaro alegam que esses locais foram usados para transmissões ao vivo na internet, nas quais o então presidente pedia votos, apresentava aliados e promovia sua candidatura. O candidato a vice-presidente Walter Braga Netto também é alvo das Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes).

Essas são apenas três das 17 ações abertas contra Bolsonaro durante a campanha eleitoral do ano passado. Em uma delas, relacionada a uma reunião com embaixadores no Alvorada, o ex-presidente já foi condenado pelo TSE a tornar-se inelegível.

TSE Inicia julgamento de ações contra Bolsonaro e Lula por irregularidades na campanha | Juristas
Brasília (DF), 12/07/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de entrega de medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico; reinstalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT); e assinatura do decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na semana seguinte, a partir de 17 de outubro, o Presidente Lula enfrentará um julgamento relacionado a alegações de uso inadequado dos meios de comunicação. Ambas as ações foram iniciadas pela coligação Pelo Bem do Brasil, que apoiou Bolsonaro.

No primeiro processo, a acusação é que os então candidatos Lula e Geraldo Alckmin, vice-presidente, promoveram “notícias fraudulentas” e “omitiram do eleitorado” informações verídicas sobre o caso do tríplex, que resultou na condenação de Lula, depois anulada pelo Supremo.

Os advogados de Bolsonaro apontaram que ao se fazer buscas por termos como “Lula condenado” e “Lula triplex”, os principais resultados seriam conteúdos patrocinados favoráveis ao petista.

Com informações do Congresso em Foco.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca

A Influência da Identidade Visual na Força da Marca Definição...

Marcas Notoriamente Conhecidas: Proteção e Exemplos no Brasil

No mundo dos negócios, algumas marcas alcançam um nível de reconhecimento tão alto que se tornam notoriamente conhecidas. Essas marcas gozam de uma proteção especial, mesmo que não estejam registradas em todas as classes de produtos ou serviços. Este artigo aborda o conceito de marcas notoriamente conhecidas, a proteção legal conferida a elas no Brasil e exemplos de marcas que se enquadram nessa categoria.

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.