TST afirma que não há previsão na CLT de multa por descumprimento de decisão

Data:

Por unanimidade, a 2ª Turma do TST deu provimento a um recurso que solicitava a exclusão de multa por descumprimento de decisão. Para o Tribunal Superior do Trabalho, o artigo 880 da CLT, que determina o pagamento da condenação na fase de execução, não dispõe sobre multa por descumprimento da sentença nos processos trabalhistas.

Para a relatora, ministra Maria Helena Mallmann, o referido artigo se restringe ao início da execução e aos procedimentos adotados nos atos executórios. Ao adotar um parâmetro diverso para o cumprimento da sentença, viola-se a CLT.

O caso teve origem na 5ª Vara do Trabalho de Belém (PA), em que o juiz condenou as empresas a efetuarem o pagamento em até 8 dias após o trânsito em julgado, sob pena de multa de 10% do valor da causa.

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região manteve a medida por considerar a possibilidade de o juiz estabelecer parâmetros para o cumprimento da sentença, bem como a permissão de impor multas que se fizerem necessárias (art. 652 da CLT).

Insatisfeitas com o resultado, as empresas apresentaram recurso de revista ao TST, o que foi atendido.

 

Fonte: Conjur

Processo: RR 509-10.2016.5.08.0005.

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo