Reforma trabalhista: rejeição em consulta pública é de 95,73%

Data:

Reforma trabalhista: rejeição em consulta pública é de 95,73%
Créditos: tai11 / shutterstock.com

O índice de rejeição da reforma trabalhista chega a 95%,73 na consulta pública aberta pelo Senado Federal sobre o tema.  Mais de 129 mil pessoas já responderam à consulta, aberta no início do maio, e se declararam contrários à proposta de reforma trabalhista que tramita naquela Casa.  Apenas 5,6 mil votaram a favor do texto. A consulta continua até aberta ao público até a votação final da reforma. Até às 16h desta sexta-feira (23) 129. 530 pessoas se posicionaram contra a reforma e apenas 5.745 apoiaram a proposta.

O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, diz que os números mostram a rejeição da população brasileira ao projeto. “Esses números demonstram que a sociedade tomou conhecimento do que significa a reforma trabalhista, de todos os malefícios que essa reforma pode trazer para os trabalhadores. E dá bem uma dimensão de quanto a sociedade rejeita essa proposta de reforma trabalhista. Espero que esses números sensibilizem os senadores, que são, em última análise, representantes do povo brasileiro para que fiquem atentos a essa vontade do povo brasileiro e não aprovem a reforma trabalhista da forma como ela está sendo conduzida.”

O projeto da reforma trabalhista altera cerca de cem artigos da Consolidação das Leis do Trabalho. Entre as principais mudanças, a proposta já aprovada pela Câmara e que agora está em debate no Senado estabelece que acordos coletivos terão força de lei, inclusive para piorar a situação dos trabalhadores. É a chamada prevalência do negociado sobre o legislado. A lei atual já permite que acordos possam prevalecer ao que está disposto na CLT, mas somente quando isso beneficiar o trabalhador.

Entre os pontos que poderiam ser alterados por acordo coletivo, está o aumento da jornada diária de trabalho para até 12 horas. O texto também prevê a chamada jornada móvel de trabalho, em que o funcionário não sabe antecipadamente quantas horas vai trabalhar no mês e nem quanto receber.

A consulta pública está disponível no site do senado, pelo endereço www.senado.leg.br/ecidadania// Para opinar, clique em ver outras proposições e procure por PLC 38 de 2017.

Fonte: Ministério Público do Trabalho.

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Discord é obrigado a suspender transmissões ao vivo no Brasil por falhas na proteção de menores

A ANPD determinou a suspensão das transmissões ao vivo do Discord no Brasil por falhas na proteção de crianças e adolescentes. A medida tem como fundamento o ECA Digital e permanecerá até que a plataforma comprove a adoção de mecanismos eficazes de segurança.

Anvisa aprova primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil

A Anvisa aprovou o registro do primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil, desenvolvido pela EMS, além de um medicamento similar produzido pela Germed. Os novos produtos poderão ampliar a concorrência no mercado de medicamentos utilizados no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade. As empresas ainda não divulgaram as datas de lançamento e os preços.

Casas Bahia ajuíza pedido de recuperação judicial para reestruturar passivo de R$ 17,3 bilhões

O Grupo Casas Bahia ajuizou pedido de recuperação judicial para reestruturar aproximadamente R$ 17,3 bilhões em dívidas. A medida envolve dez empresas do grupo e ocorre após anos de dificuldades financeiras, tentativas de renegociação de débitos, fechamento de lojas e redução do quadro de funcionários. A companhia busca preservar suas operações e empregos enquanto reorganiza seu passivo

ONG comunica à ANPD indícios de abuso sexual infantil em contas do Telegram

A SaferNet encaminhou à ANPD um levantamento com 1.093 contas ativas do Telegram que apresentariam indícios de material de abuso sexual infantil. A entidade identificou quase 15 mil links relacionados a diferentes conteúdos ilícitos entre 2017 e 2026 e afirma que as denúncias envolvendo violência sexual contra crianças e adolescentes atingiram recorde em julho deste ano. O caso ocorre em meio ao endurecimento da legislação brasileira contra crimes sexuais praticados no ambiente digital.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo