Aplicativos móveis: o fim está próximo?

Data:

Há uma expectativa de que num futuro próximo, entre 2021 e 2028, a maioria dos aplicativos móveis desapareçam. Com eles, veremos a perda de bilhões no setor de startups móveis.

apps
Créditos: Ipopba | iStock

A visão inicial era que, um dia, qualquer organização ou pessoa física teria seu próprio aplicativo para dispositivos móveis para fins sociais ou de marketing. Ele seria espalhado pela Internet, como propriedades físicas em um mapa. Mas isso não aconteceu. E há vários motivos para isso.

O primeiro é que só podemos colocar cerca de 50 a 100 aplicativos em nossos telefones. Desses, menos de 30 são aqueles utilizados com freqüência. Muitos deles tornam seu telefone mais lento, ocupam espaço de memória, executam processos em segundo plano e verificam constantemente se há notificações por push mesmo quando não estão em uso.

O segundo ponto é que os aplicativos devem cumprir um propósito frequente e funcional, e não apenas fornecer informações.

Quando os smartphones apareceram pela primeira vez, grandes empresas correram para criar aplicativos. Então eles perceberam que era uma verdadeira dor de cabeça mantê-los. Toda vez que você atualiza informações em seu site ou promove um produto, você precisa fazer o mesmo em seu aplicativo. E toda vez que um fabricante de celulares atualiza seu sistema operacional, você precisa depurar seu aplicativo para garantir que ele continue funcionando.  Além disso, há o trabalho de gerenciar bugs em diferentes marcas, modelos e tamanhos de tela.

Outro ponto que deve ser considerado é a criação de um ecossistema. Um bom exemplo é como restaurantes e cafés estão se integrando em aplicativos de entrega de alimentos, em vez de manter seus próprios sistemas de pedidos e entregas on-line. Esse ponto é muito aplicado na China, na Indonésia e em outros países orientais, mas o ocidente ainda está atrasado.

Por fim, o último ponto é que até os aplicativos nativos bem-sucedidos deverão ser consolidados. Não importa quão maravilhosa seja uma nova ideia de aplicativo, ela custa cada vez mais publicidade e promoção antes de atingir uma massa crítica para gerar receita com eficácia.

Manter um aplicativo móvel exige tempo, esforço e dinheiro, especialmente quando sistemas operacionais como iOS e Android são atualizados com frequência. Você notou que, toda vez que atualiza o software em seu telefone, algo dá errado em um dos seus aplicativos? Os aplicativos nativos não são mais tão necessários quanto eram antes. A consolidação está chegando e a era do “há um aplicativo para isso” está chegando ao fim. (Com informações do Medium.)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

OAB-ES demite advogada após divulgação de vídeo com manifestações políticas

A OAB-ES demitiu uma advogada de seu quadro de colaboradores após a divulgação de um vídeo com manifestações políticas gravado nas dependências da instituição. Em nota, a entidade reafirmou seu compromisso com a democracia e a liberdade de expressão, mas declarou não tolerar manifestações discriminatórias.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo