Empresários são investigados por lavagem de dinheiro no ES

Data:

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na data de ontem. Justiça determinou, também, o sequestro de imóveis, embarcações e valores, além da indisponibilidade de veículos dos investigados

Investigação por Lavagem de Dinheiro
Créditos: Dian_S_Cahya / iStock

O Ministério Público Federal (MPF), no estado do Espírito Santo, a Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil (RFB) deflagraram na manhã desta terça-feira, 20 de agosto de 2019, a Operação Masqué, sequência da Operação Crupiê, feita pela RFB.

O objetivo da Operação Masqué é investigar crime de lavagem de dinheiro cometido por um casal de empresários capixabas, sócios de empresas que atuavam no comércio exterior. Foi verificada a ocorrência de evasão de divisas entre os anos de 2009 e 2010, num total de cerca de USD 100 milhões (cem milhões de dólares norte-americanos) em 1178 (um mil cento e setenta e oito) contratos de câmbio fraudulentos.

O nome dos empresários investigados não está sendo mencionado porque a investigação encontra-se sob sigilo. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços comerciais e residenciais ligados aos investigados, nas cidades de Vila Velha (ES) e de São Paulo (SP). A Justiça Federal determinou, também, o sequestro de imóveis, de embarcações e de valores, além da indisponibilidade de automóveis dos investigados.

Esquema

Com a participação de funcionários de uma corretora de câmbio, o grupo então investigado realizava o envio de divisas para o exterior, com a utilização das mesmas Declarações de Importação e faturas em diversos contratos de câmbios distintos.

Assim, utilizando uma mesma Declaração de Importação em vários contratos de câmbio, os investigados simulavam diversas importações usando a documentação referente a apenas uma operação regular. Os pagamentos realizados de forma repetida serviam, portanto, para enviar dinheiro de modo ilegal para o exterior.

A Operação tem por fito investigar a ocultação e lavagem dos valores realizados com as atividades ilegais dos investigados, a Operação Masqué conseguiu identificar 76 (setenta e seis) bens imóveis e 2 (duas) embarcações registradas em nomes de “laranjas” – um patrimônio oculto que supera os R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais). Todos esses imóveis foram sequestrados por determinação judicial.

De acordo com dados da RFB, as pessoas físicas e jurídicas investigadas possuem um débito já inscrito em dívida ativa no valor de R$ 894 milhões.

Além do casal de empresários, ainda é investigado um advogado que atua em São Paulo (SP), contratado para oferecer uma espécie de “proteção” contra a atuação de órgãos como a Receita Federal do Brasil e a Polícia Federal. Ele, inclusive, já foi preso em 2017 em ação do Gaeco do estado de São Paulo, por fatos análogos aos investigados na Operação Masqué.

Número de referência: 5018403-05.2019.4.02.5001.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal no Espírito Santo via MPF)

Dólares Americanos - Lavagem de dinheiro
Créditos: Dian_S_Cahya / iStock
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.

O que é o NIF em Portugal?

O NIF (Número de Identificação Fiscal) em Portugal é um número único atribuído aos contribuintes para efeitos de tributação e outras atividades administrativas relacionadas com as finanças do Estado. Este número é essencial para a identificação dos cidadãos nas suas relações com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) de Portugal, bem como em diversas transações financeiras e legais no país.

TJSP mantém condenação de acusados que aplicavam golpe em locadora de veículos

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão da 13ª Vara Criminal da Capital, sob a juíza Erika Fernandes, que condenou três homens por associação criminosa, com um deles também condenado por estelionato, relacionado a um golpe praticado contra uma locadora de veículos. As penas impostas, variando entre um e dois anos de reclusão, foram convertidas em medidas alternativas, incluindo prestação pecuniária e serviços comunitários.