Certificado Digital Juristas para Advogados

Data:

Processo Judicial Eletrônico - PJE
Processo Judicial Eletrônico - PJE

O Processo Judicial Eletrônico (PJe) chegou no Poder Judiciário brasileiro para dar celeridade à prática de atos processuais e unificar o sistema para facilitar o manuseio de processos. Porém, por estar no ambiente virtual, a segurança ficaria comprometida sem uma “identidade” que comprovasse quem são os usuários. Daí a necessidade de se ter um certificado digital.

Você conhece o Certificado Digital Juristas para Advogados? Saiba mais com esse post!

O que é certificado digital?

É um arquivo (documento eletrônico) utilizado para identificar e autenticar, com segurança, pessoas físicas e jurídicas, em sites e sistemas eletrônicos. Para que isso aconteça, é utilizada criptografia, tecnologia que garante a autenticidade e o sigilo das informações.

De forma simples, podemos dizer que é uma espécie de carteira de identidade da pessoa em ambiente virtual, o que permite reconhecê-la com precisão no sistema.

Emissão e utilização

A chamada Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) “é uma cadeia hierárquica e de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão”. É ela a responsável por credenciar e descredenciar os demais participantes da cadeia, supervisionar e fazer auditoria dos processos.

O certificado digital conecta uma entidade a uma chave pública, e normalmente contém:

  • Informações da entidade para o qual o certificado foi emitido (nome, e-mail, CPF/CNPJ, PIS etc.);
  • Validade do certificado;
  • Chave pública referente à chave privada de posse da entidade especificada no certificado;
  • Assinatura da autoridade certificadora.

Por conter todas as informações referentes ao usuário, ela pode ser utilizada pessoal ou profissionalmente. No uso pessoal, permite:

  • Enviar declaração de IR via internet e consultar histórico de declarações;
  • Assinar contratos digitais;
  • Consultar situação pessoal, resolver pendências e realizar outros serviços na Receita Federal do Brasil on-line;
  • Realizar transações bancárias e transações on-line.

E no uso profissional? Como a advogado utiliza o certificado digital?

A certificação no sistema PJe

Exigida na tramitação de processos judicias por meio do sistema PJe, o advogado tem garantida a proteção dos seus dados pessoais e dos dados fornecidos em todos os atos realizados e ações impetradas no Poder Judiciário. Com o certificado digital, as possíveis fraudes são evitadas, impedindo a violação de informações confidenciais envolvidas na resolução de litígios.

Em outras palavras, é obrigatório o uso de certificado digital para propor uma ação ou realizar atos processuais, uma vez que é o mecanismo que garante validade jurídica aos atos praticados.

No Poder Judiciário, o advogado precisa do certificado para atuar nos seguintes órgãos:

  • CNJ, TST e STF: peticionamento e consulta eletrônica.
  • Justiça do Trabalho: acompanhamento, peticionamento e visualização de processos eletrônicos.
  • Justiça Federal: ajuizamento, acompanhamento e peticionamento de processos eletrônicos (quaisquer ações cíveis, exceto execuções fiscais); interposição de recursos.

Para que o advogado possa operar em qualquer tribunal brasileiro, seu certificado deve ser fornecido por meio de carteirinha com chip (smartcard), dispositivo criptográfico Token que se assemelha com um pen-drive. Ele deve requisitá-lo e validar presencialmente os dados preenchidos no pedido. A autoridade certificadora deverá orientá-lo sobre outros documentos para validação.

Sou advogado e quero um certificado digital! Onde conseguir? Na Juristas Certificação Digital!

Acesse o Hotsite para adquirir os certificados digitais com os preços promocionais: www.e-juristas.com.br !

Certificado Digital Juristas

O Juristas é um portal jurídico, mantido por Wilson Furtado Roberto, novo com informações atualizadas diariamente. Tendo em mente o princípio da verdade e da justiça, o Juristas estabelece um elo fiel e constante com todos aqueles que buscam informação, conhecimento e crescimento na carreira profissional.

Para melhor atender aos clientes e parceiros, tornaram-se uma Autoridade de Registro Juristas Certificação Digital. Ao entrar no mercado de Certificação Digital, utilizando seu conhecimento e credibilidade conquistados ao longo do tempo, querem fornecer segurança digital a empresas, pessoas físicas e profissionais liberais.

Para tanto, contam com uma equipe de profissionais capacitados e habilitados, que garantirão um atendimento de qualidade. Além disso, oferecem produtos, como o certificado digital, que utilizam tecnologia criptográfica para proteger as ações eletrônicas e identidades digitais dos advogados.

Seu suporte é extenso e diverso, e consegue dirimir muitas dúvidas que eventualmente possam surgir. Um serviço completo para ótimos profissionais!

Está esperando o quê para adquirir o seu certificado digital conosco?

Por fim, conheça a Plataforma de Assinaturas Digitais e Eletrônicas do Portal, que é a Juristas Signer. Clique aqui e conheça!

Certificado Digital Juristas Certificação Digital
Créditos: monsitj / iStock
Flávia Costa
Flávia Costa
Correspondente do Portal Juristas

11 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

TJRN condena empresa por capitalização de juros em contrato verbal

A 2ª Turma da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) manteve a decisão da 15ª Vara Cível da Comarca de Natal, que determinou a revisão do valor devido por uma empresa de assessoria e consultoria empresarial, com a restituição do montante indevidamente pago referente aos juros de um contrato de empréstimo consignado. A empresa apresentou recurso, porém os desembargadores mantiveram a decisão inicial, que foi proferida em uma ação declaratória de inexistência de cláusula contratual com exibição de documentos, movida por uma cliente da recorrente.

Homem pagará pensão mesmo com DNA negativo até fim do processo de paternidade

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) decidiu que um homem registrado como pai, embora não seja o genitor biológico de uma criança, deve continuar pagando pensão alimentícia até que uma sentença reconheça formalmente a ausência de paternidade. A decisão destaca que, mesmo com um exame de DNA negativo, a obrigação alimentar não é automaticamente suspensa.

Farmácia de manipulação em Arapiraca-AL obtém autorização para comercializar remédios à base de cannabis

A 18ª Vara Cível da Capital - Fazenda Pública, no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) concedeu, nesta quarta-feira (13), autorização para uma farmácia de manipulação em Arapiraca-AL comercializar remédios à base de cannabis. O juiz Manoel Cavalcante determinou que os órgãos de vigilância sanitária se abstenham de aplicar sanções administrativas.

Livelo é condenada por não creditar pontos a consumidor após promoção

A 26ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da 4ª Vara Cível de Sorocaba, proferida pelo juiz Marcos José Corrêa, que condenou a empresa de benefícios Livelo S/A a contabilizar os pontos acumulados por um cliente após uma compra promocional e a indenizá-lo por danos morais devido à recusa no crédito do benefício. O valor da reparação foi reduzido para R$ 5 mil, e o colegiado também determinou o pagamento de R$ 374 a título de danos materiais.