TJPE lança “Bastião,” solução de Inteligência Artificial para combater demandas predatórias

Data:

Futuro do Direito - Inteligência Artificial
Créditos: Pete Linforth / Pixabay

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está lançando uma solução inovadora chamada “Bastião,” que utiliza inteligência artificial (IA) para combater demandas predatórias no sistema judicial. As demandas predatórias são ações judiciais em massa que visam obter vantagens injustificadas, atrasar processos e prejudicar adversários sem justa causa. Essa nova ferramenta é um passo importante na modernização do sistema judiciário brasileiro.

O nome “Bastião” foi escolhido em referência às fortificações ibéricas que eram virtualmente intransponíveis para inimigos. Ele simboliza a eficácia dessa solução em manter um ambiente judicial seguro e eficiente, protegendo-o contra práticas predatórias.

Inteligência Artificial vai substituir o trabalho dos advogados
Créditos: Andy | iStock

A solução funcionará como uma rede social exclusiva para magistrados, servidores e parceiros envolvidos no sistema judiciário, incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público. A IA da solução automatizará a identificação de documentos usados repetidamente em ações judiciais semelhantes. Quando esses padrões forem identificados, alertas serão enviados para os membros da rede, permitindo uma resposta rápida e eficaz a essas demandas predatórias.

Um aspecto notável da solução é sua capacidade de aprendizado contínuo. “Bastião” poderá evoluir com base no feedback e na experiência dos magistrados, tornando-se cada vez mais eficaz na identificação e combate a esse tipo de prática prejudicial.

Desenvolvimento Colaborativo:

O desenvolvimento da solução foi coordenado pelo Instituto de Inovações Aplicadas (IDEIAS) da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) em colaboração com a Secretaria de Tecnologia de Informação (Setic) do TJPE, magistrados, servidores e unidades judiciais. Esse esforço conjunto demonstra o compromisso do TJPE em utilizar a tecnologia para aprimorar o sistema judicial e proteger os direitos das partes envolvidas em processos judiciais.

Além de tratar questões ligadas às demandas predatórias, “Bastião” também auxilia na identificação de demandas repetitivas, o que permite a adoção de medidas administrativas e jurisdicionais adequadas ao enfrentamento eficiente da ações de massa, conferindo celeridade na prestação jurisdicional.

inteligência artificial judiciário
Créditos: Andrey Popov
| iStock

Esse projeto inovador foi o vencedor da maratona de inovação JespJam 2022, criada pelo IDEIAS para a Coordenadoria dos Juizados Especiais de Pernambuco. A iniciativa tinha como objetivo aproximar o sistema de Juizados Especiais de Pernambuco dos processos de construção de um futuro mais acessível e inclusivo para a justiça. “Bastião” foi desenvolvido com base nas soluções criadas no macrodesafio “Demandas agressoras ou predatórias do sistema”, unindo três protótipos de inovação (Blind, Sherlock e Gênesis).

O lançamento de “Bastião” pelo TJPE é um passo significativo na luta contra demandas predatórias no sistema judicial brasileiro. Essa solução de IA promete agilizar o processo de identificação e resposta a essas ações prejudiciais, fortalecendo a integridade e a eficiência do sistema judiciário. A colaboração entre instituições e o compromisso com a inovação demonstram um esforço conjunto para melhorar a administração da justiça no Brasil.

Com informações do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pesquisador usa inteligência artificial para criar malware e tentar extorquir empresas

Relatório da CrowdStrike identificou o malware PhantomRaven, supostamente desenvolvido com auxílio de inteligência artificial e distribuído por meio de pacotes maliciosos no npm. O código teria sido utilizado para obter credenciais de desenvolvedores e, posteriormente, pressionar empresas com alegações de vulnerabilidades em seus sistemas. Em resposta à ameaça, o npm adotou medidas para restringir a execução automática de comandos durante instalações.

New Balance processa Decathlon nos EUA por suposta violação de marca em logotipo da Kiprun

A New Balance processou a Decathlon nos Estados Unidos, alegando que o logotipo utilizado pela marca esportiva Kiprun apresenta semelhança com seu tradicional símbolo em formato de “N”. A fabricante pede a retirada dos produtos do mercado, a destruição dos itens com o símbolo e indenização. A Decathlon contesta a acusação e afirma que o desenho representa a letra “K”. O processo tramita no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Massachusetts.

IA amplia preocupação com empregos e já afeta a entrada de jovens no mercado de trabalho

Pesquisas recentes indicam que a inteligência artificial já produz efeitos perceptíveis sobre o mercado de trabalho, especialmente nas oportunidades destinadas a profissionais jovens em ocupações mais expostas à automação. Estudos também apontam crescimento do uso de IA generativa nas empresas, inclusive sem conhecimento dos empregadores, levantando questões relacionadas à governança, segurança da informação, proteção de dados e relações trabalhistas. Os pesquisadores ressaltam, contudo, que os dados disponíveis ainda não comprovam uma substituição generalizada de trabalhadores pela tecnologia.

Nelson Wilians transferiu R$ 6,6 milhões para empresa de herdeiro da Casas Bahia, aponta Coaf

Relatório do Coaf que embasou a Operação Distrato registra 15 transferências realizadas por Nelson Wilians, entre setembro de 2024 e setembro de 2025, totalizando R$ 6,6 milhões destinados à Icon Properties, empresa ligada a Michael Klein. A movimentação é mencionada no contexto de investigação do Ministério Público de São Paulo sobre supostas fraudes envolvendo créditos de ICMS. Wilians afirma que as operações são lícitas e não têm relação com os fatos investigados. Michael Klein não se manifestou, enquanto a Casas Bahia informou ter criado um comitê independente para apurar o caso.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo