TJPE lança "Bastião," solução de Inteligência Artificial para combater demandas predatórias

Data:

Futuro do Direito - Inteligência Artificial
Créditos: Pete Linforth / Pixabay

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está lançando uma solução inovadora chamada "Bastião," que utiliza inteligência artificial (IA) para combater demandas predatórias no sistema judicial. As demandas predatórias são ações judiciais em massa que visam obter vantagens injustificadas, atrasar processos e prejudicar adversários sem justa causa. Essa nova ferramenta é um passo importante na modernização do sistema judiciário brasileiro.

O nome "Bastião" foi escolhido em referência às fortificações ibéricas que eram virtualmente intransponíveis para inimigos. Ele simboliza a eficácia dessa solução em manter um ambiente judicial seguro e eficiente, protegendo-o contra práticas predatórias.

Inteligência Artificial vai substituir o trabalho dos advogados
Créditos: Andy | iStock

A solução funcionará como uma rede social exclusiva para magistrados, servidores e parceiros envolvidos no sistema judiciário, incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público. A IA da solução automatizará a identificação de documentos usados repetidamente em ações judiciais semelhantes. Quando esses padrões forem identificados, alertas serão enviados para os membros da rede, permitindo uma resposta rápida e eficaz a essas demandas predatórias.

Um aspecto notável da solução é sua capacidade de aprendizado contínuo. "Bastião" poderá evoluir com base no feedback e na experiência dos magistrados, tornando-se cada vez mais eficaz na identificação e combate a esse tipo de prática prejudicial.

Desenvolvimento Colaborativo:

O desenvolvimento da solução foi coordenado pelo Instituto de Inovações Aplicadas (IDEIAS) da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) em colaboração com a Secretaria de Tecnologia de Informação (Setic) do TJPE, magistrados, servidores e unidades judiciais. Esse esforço conjunto demonstra o compromisso do TJPE em utilizar a tecnologia para aprimorar o sistema judicial e proteger os direitos das partes envolvidas em processos judiciais.

Além de tratar questões ligadas às demandas predatórias, "Bastião" também auxilia na identificação de demandas repetitivas, o que permite a adoção de medidas administrativas e jurisdicionais adequadas ao enfrentamento eficiente da ações de massa, conferindo celeridade na prestação jurisdicional.

inteligência artificial judiciário
Créditos: Andrey Popov
| iStock

Esse projeto inovador foi o vencedor da maratona de inovação JespJam 2022, criada pelo IDEIAS para a Coordenadoria dos Juizados Especiais de Pernambuco. A iniciativa tinha como objetivo aproximar o sistema de Juizados Especiais de Pernambuco dos processos de construção de um futuro mais acessível e inclusivo para a justiça. "Bastião" foi desenvolvido com base nas soluções criadas no macrodesafio "Demandas agressoras ou predatórias do sistema", unindo três protótipos de inovação (Blind, Sherlock e Gênesis).

O lançamento de "Bastião" pelo TJPE é um passo significativo na luta contra demandas predatórias no sistema judicial brasileiro. Essa solução de IA promete agilizar o processo de identificação e resposta a essas ações prejudiciais, fortalecendo a integridade e a eficiência do sistema judiciário. A colaboração entre instituições e o compromisso com a inovação demonstram um esforço conjunto para melhorar a administração da justiça no Brasil.

Com informações do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.