TST reconhece direito a adicional de periculosidade para vendedor da Ambev

Data:

TST reconhece direito a adicional de periculosidade para vendedor da Ambev | Juristas
Man ride a scooter in Budapest at main street. (panning camera for blur background)

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a CRBS S.A., empresa integrante do grupo Ambev, ao pagamento do adicional de periculosidade de 30% a um vendedor que utilizava motocicleta habitualmente para desempenhar suas atividades profissionais. A decisão foi proferida em 1º de outubro e considerou que o direito está previsto diretamente na legislação trabalhista e não depende de regulamentação complementar para produzir efeitos.

O trabalhador havia ingressado com ação judicial requerendo o pagamento do adicional com fundamento na alteração legislativa que passou a reconhecer como perigosas as atividades exercidas por trabalhadores que utilizam motocicletas no desempenho de suas funções. Em primeira instância, o pedido foi acolhido, com determinação para que a parcela fosse paga a partir de 18 de junho de 2014, data de entrada em vigor da legislação.

A empresa recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), que afastou a condenação. O tribunal considerou que a regulamentação do Ministério do Trabalho referente ao adicional encontrava-se suspensa para empresas vinculadas à Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir) e à Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição (Confenar). Por integrar o setor de bebidas, a CRBS foi abrangida pelo entendimento adotado pelo TRT-1.

O vendedor recorreu ao TST, que reformou a decisão regional. A ministra Delaíde Miranda Arantes, relatora do processo, destacou que uma norma infralegal não poderia restringir um direito assegurado por lei federal. Para a Segunda Turma, o adicional de periculosidade decorrente do uso habitual de motocicleta está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e sua aplicação não está condicionada à regulamentação do Ministério do Trabalho.

O julgamento também considerou entendimento firmado pelo Tribunal Pleno do TST em abril de 2026, segundo o qual o dispositivo da CLT que assegura o adicional aos trabalhadores que utilizam motocicletas possui aplicação imediata e não depende de regulamentação posterior para produzir efeitos jurídicos.

A decisão, contudo, não significa que todos os trabalhadores que utilizam motocicletas tenham automaticamente direito ao adicional. A incidência da parcela pressupõe a existência de vínculo empregatício e o enquadramento nas condições previstas pela legislação trabalhista.

A questão possui relevância também para trabalhadores que atuam por meio de plataformas digitais. No caso de entregadores e outros profissionais que trabalham mediante aplicativos, a existência do direito dependerá, entre outros fatores, do reconhecimento do vínculo de emprego com a plataforma. Enquanto não houver definição sobre a natureza jurídica dessas relações, o entendimento firmado pelo TST não se aplica automaticamente aos trabalhadores considerados autônomos.

A decisão reforça, portanto, a compreensão de que, uma vez reconhecido o vínculo empregatício e caracterizado o uso habitual de motocicleta nas atividades profissionais, o adicional de periculosidade pode ser exigido independentemente da existência de regulamentação administrativa que limite a aplicação do direito previsto na CLT.

(Com informações da Folha de São Paulo por Guilherme Matos)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Juizado condena empresas por perda de fotos de baile de formatura

A Justiça de Santa Catarina condenou duas empresas responsáveis por serviços de formatura pela perda de fotografias feitas durante o baile de uma estudante. As imagens não foram preservadas, mesmo após a comunicação sobre a ausência do material. O juízo determinou R$ 2 mil pela perda das fotografias e R$ 1,5 mil por danos morais. As empresas também deverão devolver R$ 6.642,73 pagos pelo serviço.

Igreja Batista da Lagoinha e pastor são condenados a pagar R$ 150 mil por danos morais coletivos

A Justiça de Minas Gerais condenou o pastor Lúcio Barreto Júnior, conhecido como pastor Lucinho, e a Igreja Batista da Lagoinha ao pagamento de R$ 150 mil por danos morais coletivos relacionados a declarações feitas durante um sermão em 2024. A decisão também determinou a realização de um novo sermão, com retratação e abordagem sobre o combate à violência contra mulheres e crianças.

Justiça de Goiás fixa indenização de R$ 20 milhões por danos morais coletivos em caso envolvendo João de Deus

João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, e o Centro Espírita Dom Inácio de Loyola foram condenados pelo TJ-GO ao pagamento de R$ 20 milhões por danos morais coletivos relacionados a casos de violência sexual. A decisão também prevê indenizações individuais às pessoas que comprovarem ter sofrido danos. A sentença é passível de recurso.

TSE aprova plano de mídia para propaganda eleitoral no segundo turno presidencial

O TSE aprovou o plano de mídia da propaganda eleitoral gratuita para o segundo turno das Eleições 2026. Entre 9 e 23 de outubro, os dois candidatos à Presidência terão tempo igual na propaganda em rede e nas inserções. A veiculação seguirá ordem alternada, iniciando pela candidatura mais votada no primeiro turno.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo