4ª Vara Cível de João Pessoa condena CVC Rio Grande ao pagamento de indenização por danos morais a fotógrafo

Data:

4ª Vara Cível de João Pessoa condena CVC Rio Grande ao pagamento de indenização por danos morais a fotógrafo | Juristas
Créditos: Billion Photos/ shutterstock.com

Clio Robispierre Camargo Luconi, fotógrafo, representado pelo advogado Wilson Furtado Roberto, fundador do escritório de advocacia Wilson Roberto Consultoria e Assessoria Jurídica e do Portal Juristas, ajuizou a ação nº 0002945-49.2015.815.2003, na 4ª Vara Cível da Comarca de João Pessoa, em face de CVC Rio Grande, alegando contrafação (uso indevido de fotografia de sua autoria, sem autorização, remuneração e indicação de autoria).

Diante do suposto ato ilícito, solicitou que fosse determinada a proibição de reprodução de fotografias pela ré, a retirada das obras do site, a condenação ao pagamento de danos materiais e morais, e a publicação da autoria das fotografias no site e em jornal de grande circulação por três vezes consecutivas (art. 108 da LDA).

Em contestação, a CVC rio Grande alegou, preliminarmente, litispendência e carência de ação, o que foi afastado. No mérito, alegou que não houve prejuízo ou ato ilícito, pugnando pela improcedência total da demanda.

O juiz, analisando os autos, concluiu ser incontroversa a utilização indevida da fotografia de autoria do promovente por parte da promovida. Apenas o autor de uma obra tem o direito de utilizar, fruir e dispor dela, dependendo de prévia e expressa autorização a reprodução da obra, o que não ocorreu. O fato, por si só, causa danos morais ao autor, dada a violação de sua intimidade.

No tocante aos danos morais, entretanto, o autor não conseguiu demonstrar com as notas fiscais o quanto auferia com a venda da imagem ou o que deixou de ganhar com a justa retribuição pelo seu trabalho. Para o magistrado, a simples alegação não pode servir de parâmetro, pois é ônus que lhe compete.

Por fim, condenou a CVC Rio Grande ao pagamento de R$2.000,00 a título de indenização por danos morais, à publicação nos moldes do artigo 108 da LDA, e à abstenção de utilização da fotografia.

Flávia Costa
Flávia Costa
Correspondente do Portal Juristas

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Brasil edita norma federal (Lei 14.852/2024) regulamentando “GAMES”

Se você tem um filho(a) entre 05 (cinco) e 16 (dezesseis) anos, com absoluta certeza você já se desesperou com a utilização excessiva de “games” pelo mesmo. O vicio nestes joguinhos é um problema social.

Aulão Solidário de Direito Agrário e Aplicado ao Agronegócio Beneficia o Rio Grande do Sul

Em uma iniciativa inovadora, grandes nomes do Direito Agrário e do agronegócio se reunirão para um aulão solidário no próximo sábado, dia 11 de maio, das 13h30 às 19h00. O evento, que ocorrerá online com transmissão via TV Agrarista UBAU no YouTube, promete ser uma oportunidade única de aprendizado e solidariedade.

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

TJSP mantém condenação de acusados que aplicavam golpe em locadora de veículos

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão da 13ª Vara Criminal da Capital, sob a juíza Erika Fernandes, que condenou três homens por associação criminosa, com um deles também condenado por estelionato, relacionado a um golpe praticado contra uma locadora de veículos. As penas impostas, variando entre um e dois anos de reclusão, foram convertidas em medidas alternativas, incluindo prestação pecuniária e serviços comunitários.