Decreto no Distrito Federal autoriza exames e tratamentos compulsórios em casos de coronavírus

Data:

Coronavírus
Créditos: Samara Heisz / iStock

O novo decreto do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, autoriza a realização compulsória de exames, vacinação e tratamentos médicos em casos suspeitos do novo coronavírus.

O decreto prevê a intervenção da polícia caso seja necessário, e ainda o isolamento ou a quarentena do paciente de forma compulsória. O isolamento é por 14 (catorze) dias, e a quarentena, 40 (quarenta) dias.

O texto prevê ainda o direito das pessoas a tratamento de graça, além de assistência a familiares em casos confirmados da doença.

O governador Ibaneis Rocha gravou um vídeo explicando outras ações, entre elas a atuação do Corpo de Bombeiros na detecção de possíveis casos de coronavírus entre os passageiros dos aviões que chegarem no Distrito Federal.

“De detecção do vírus dentro das aeronaves, isso deve entrar em operação a partir de terça ou quarta-feira, e vão atuar nos aeroportos e na rodoviária interestadual para detectar pessoas com algum tipo de problema. E nós teremos oito equipes montadas para fazer o atendimento domiciliar”.

Uma central vai reunir todos os serviços telefônicos do governo, como o 193, do Corpo de Bombeiros; 192, do Samu; 190, da Polícia; e 199, da Defesa Civil.

O decreto cria um grupo executivo para desenvolver ações de prevenção e combate ao coronavírus e à dengue no Distro Federal.

O Governo do Distrito Federal (GDF) ainda vai convocar mais profissionais de saúde para ajudar no combate ao coronavírus e também à dengue. Serão 230 médicos, 100 enfermeiros e outros profissionais da área.

Também estão previstas a compra de equipamentos, como 400 camas, 200 respiradores, 40 aparelhos de ultrassom, 200 monitores, 800 bombas de infusão e duas máquinas de tomografia, além da contratação de mais 50 leitos de UTI na rede privada.

(Com informações da Agência Brasil)

Coronavírus
Créditos: Olga Nikiforova / iStock
Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Revista Juristas amplia sua presença no cenário jurídico nacional e valoriza a produção intelectual brasileira

A Revista Juristas vem ampliando sua presença no cenário jurídico brasileiro ao promover a divulgação da produção intelectual de profissionais que contribuem para o desenvolvimento do Direito, o fortalecimento das instituições e o aperfeiçoamento do sistema de Justiça. Com 11 edições publicadas até outubro de 2026, a revista reúne entrevistas, artigos e reflexões sobre temas que influenciam diretamente a sociedade brasileira.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo