Justiça decreta prisão preventiva de mãe acusada de matar filha e ocultar corpo

Data:

A Justiça converteu em preventiva a prisão de Maria Raissa da Silva Maximino, de 25 anos, acusada de matar a própria filha, Evellen Dayane Silva de Lima, de oito anos, e ocultar o corpo da criança, encontrado já em estado de esqueletização. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 5 de setembro, durante audiência de custódia.

Maria Raissa, que mora no Morro do Urubu, em Piedade, Zona Norte do Rio, é mãe de outros dois filhos, de oito meses e quatro anos. Na audiência, ela afirmou sofrer de ansiedade. Segundo as investigações, a menina estava desaparecida desde 2 de agosto. Após denúncias de maus-tratos, a mãe teria impedido em diversas ocasiões a entrada de assistentes sociais e do Conselho Tutelar na residência. Vizinhos relataram que, ao arrombar a casa, encontraram o corpo da criança sobre uma cama, já em avançado estado de decomposição.

Testemunhas e familiares apontaram ainda situações de negligência, relatando que a acusada fazia uso de entorpecentes, mantinha os filhos em condições precárias de higiene e alimentação e, por vezes, deixava-os sozinhos para sair à noite. Os meninos, de acordo com a apuração, chegaram a conviver com o cadáver da irmã.

Na decisão, a juíza Laura Garcia destacou que a custódia cautelar é necessária para garantir a instrução criminal e preservar a integridade física e psíquica dos demais filhos da acusada, expostos a um ambiente insalubre. A magistrada ressaltou que condições pessoais favoráveis, como primariedade e bons antecedentes, não afastam a prisão preventiva, especialmente diante da ausência de comprovação de residência fixa e trabalho lícito.

A defesa havia solicitado prisão domiciliar, mas o pedido foi negado. A juíza explicou que a medida é incabível em razão do disposto no artigo 318-A, I e II, do Código de Processo Penal, que veda a substituição quando o crime é cometido com violência contra descendente. Assim, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva, como forma de garantir a ordem pública, nos termos do artigo 312 do CPP. A decisão também determinou que a acusada receba atendimento médico em razão do quadro de ansiedade e do uso de medicação controlada.

Processo nº 0087942-91.2025.8.19.0001

(Com informações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Fachin anuncia projeto de lei para regulamentar remuneração de magistrados

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, anunciou que pretende concluir até o final de 2026 uma minuta de projeto de lei federal para regulamentar a remuneração dos magistrados. A proposta integra uma agenda mais ampla de defesa da integridade, transparência e controle dos gastos públicos. Fachin também apresentou ao CNJ medidas para prevenir conflitos de interesse na magistratura.

Gusttavo Lima é responsabilizado por transtornos causados por número em música

Gusttavo Lima foi condenado a pagar cerca de R$ 149 mil a um empresário que afirmou ter recebido milhares de mensagens e ligações após seu número de telefone ser mencionado na música “Bloqueado”. A Justiça entendeu que a divulgação da canção contribuiu para os transtornos sofridos pelo proprietário do número. A decisão ainda não transitou em julgado e o pagamento foi determinado provisoriamente.

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Executivos do Goldman Sachs são alvo de investigação por suposta fraude societária

A Polícia Civil de São Paulo indiciou dois executivos do Goldman Sachs por suspeita de fraude e abuso na administração de sociedade por ações em investigação envolvendo a estrutura societária de fundos ligados à Oncoclínicas. A apuração busca esclarecer se informações sobre a participação da Centaurus Capital foram omitidas ou apresentadas de forma irregular para evitar uma oferta pública de aquisição de ações. O Goldman Sachs nega irregularidades, enquanto a CVM já havia concluído que a Centaurus não estava obrigada a realizar a OPA.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo