TJSC: Alex Santore é empossado como mais novo desembargador depois de 5 anos

Data:

Desembargador Alex Santore do TJSC
Créditos: SCC News / Youtube

Na tarde da sexta-feira, 4 de agosto, Alex Heleno Santore assumiu o cargo de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Ele ocupará a vaga destinada aos representantes da OAB-SC no quinto constitucional, como novo membro da Corte. A cerimônia de posse ocorreu na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, localizada na sede do Poder Judiciário em Florianópolis, e foi transmitida ao vivo pelo YouTube.

Santore foi acolhido pelos desembargadores Sérgio Roberto Baasch Luz e Osmar Mohr antes de fazer o juramento para o cargo e assinar o termo de posse. Ele recebeu a medalha e o diploma da Ordem do Mérito Judiciário Catarinense das mãos do ministro Marcos Aurélio Gastaldi Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Alex Santore proferiu um discurso de gratidão, com especial consideração à sua família, professores e magistrados com quem estudou e trabalhou - muitos dos quais estavam presentes na cerimônia. "Com eles, aprendi a manter a calma diante dos desafios, a ter empatia com as dificuldades das pessoas e a confortá-las quando o resultado não é o esperado. Se cheguei até aqui, é porque estava apoiado nos ombros de gigantes, e todos esses gigantes estão aqui hoje. Agradeço de coração", ressaltou.

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina - TJSC, desembargador João Henrique Blasi, destacou que é característico da atividade judicial exercê-la com imparcialidade e neutralidade, mas fazer justiça não significa permanecer neutro entre o certo e o errado. Pelo contrário: significa descobrir o que é certo e defendê-lo, onde quer que esteja, contra o errado. "O desembargador Alex Heleno Santore agora se junta ao Judiciário barriga-verde, trazendo consigo a experiência da advocacia, a experiência da assessoria aqui nesta casa e na Corte do STJ. E demonstrou, principalmente ao longo do período que antecedeu a posse de hoje, três virtudes humanas sublimes: a humildade, a paciência e a resiliência", salientou.

A cerimônia contou também com a presença do ministro Alexandre Ramos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Herneus de Nadal; do Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano; do Procurador-Geral do Estado, Márcio Vicari; da presidente da OAB catarinense, Cláudia Prudêncio; do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Fernando Quadros da Silva; do presidente do Sebrae Nacional, Décio Nery de Lima; além de outros membros da Corte catarinense e representantes do Ministério Público, da Procuradoria-Geral do Estado, da Defensoria Pública, da OAB/SC, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e dos poderes Executivo e Legislativo, entre outras instituições.

Currículo

Natural do município de Descanso, Santore graduou-se em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) em 2002. No ano de 2003, cursou a Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, e em 2004 a Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina.

Atuou como consultor jurídico da Secretaria de Estado da Administração em 2007/2008 e na Secretaria de Estado da Fazenda em 2009/2010. Participou do grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto que instituiu o novo Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Santa Catarina, e exerceu a função de chefe de gabinete do ministro do Superior Tribunal de Justiça entre setembro de 2011 e fevereiro de 2012. Foi também procurador-geral adjunto e procurador-geral da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, de 2015 a 2016.

Com informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina - TJSC e de Roberto Azevedo do SCC News

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

TJSP mantém condenação de acusados que aplicavam golpe em locadora de veículos

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão da 13ª Vara Criminal da Capital, sob a juíza Erika Fernandes, que condenou três homens por associação criminosa, com um deles também condenado por estelionato, relacionado a um golpe praticado contra uma locadora de veículos. As penas impostas, variando entre um e dois anos de reclusão, foram convertidas em medidas alternativas, incluindo prestação pecuniária e serviços comunitários.

Tribunal nega devolução em dobro após depósito realizado por engano

A 2ª Vara Cível de Araraquara julgou um caso envolvendo a devolução de R$ 37 mil que foram depositados por engano em uma empresa após um contrato de securitização de ativos empresariais. Após o acordo, a empresa não mais gerenciava os ativos, mas recebeu indevidamente o depósito de uma devedora. A empresa devolveu o dinheiro 14 dias após o depósito, mas apenas depois que a ação foi ajuizada, o que levou a autora a pedir a devolução em dobro, alegando retenção indevida do montante.