Modelo básico de contrato de licenciamento de direitos autorais de fotografias turísticas

Data:

Segue um modelo básico de contrato de licenciamento de direitos autorais de fotografias turísticas:


imagem na internet
Violar direitos autorais é crime e penas variam entre indenização, multa e detenção / Créditos: Medina_Z / Pixabay

CONTRATO DE LICENCIAMENTO DE DIREITOS AUTORAIS DE FOTOGRAFIAS TURÍSTICAS

PARTES:

LICENCIANTE: [Nome Completo], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador(a) da Cédula de Identidade nº [número do RG], inscrito(a) no CPF sob o nº [número do CPF], residente e domiciliado(a) na [endereço completo].

LICENCIADO: [Nome Completo ou Razão Social], [nacionalidade ou natureza jurídica], [estado civil ou forma de constituição], [profissão ou ramo de atividade], portador(a) da Cédula de Identidade nº [número do RG ou representante legal], inscrito(a) no CPF/CNPJ sob o nº [número do CPF/CNPJ], residente e domiciliado(a) na [endereço completo ou sede].

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

O presente contrato tem como objeto a licença de uso das fotografias de propriedade do LICENCIANTE, especificamente [descrever brevemente as fotos, por exemplo: "fotografias de paisagens do litoral nordestino"].

CLÁUSULA SEGUNDA - DA LICENÇA

O LICENCIANTE concede ao LICENCIADO o direito não exclusivo de utilizar as fotografias especificadas para [finalidade, por exemplo: "publicação em material promocional de agência de turismo"]. A licença é concedida por [período, por exemplo: "24 meses"], sendo vedada a sublicenciação ou a cedência a terceiros sem prévio consentimento escrito do LICENCIANTE.

CLÁUSULA TERCEIRA - DA CONTRAPRESTAÇÃO

Em contrapartida ao licenciamento, o LICENCIADO pagará ao LICENCIANTE o valor de R$ [valor], através de [forma de pagamento, ex: "transferência bancária para a conta nº XXX, agência YYY, banco ZZZ"].

CLÁUSULA QUARTA - DAS OBRIGAÇÕES E LIMITAÇÕES

O LICENCIADO se compromete a:

  1. Não alterar, editar ou modificar as fotografias sem a expressa autorização do LICENCIANTE.
  2. Creditar as fotografias ao LICENCIANTE em todas as utilizações, através da menção "[Nome do LICENCIANTE] - Direitos Reservados".

CLÁUSULA QUINTA - DA RESCISÃO

O presente contrato poderá ser rescindido por qualquer das partes em caso de descumprimento de qualquer de suas cláusulas, sem prejuízo de indenização por perdas e danos.

CLÁUSULA SEXTA - DO FORO

Fica eleito o foro da comarca de [cidade], para dirimir quaisquer dúvidas ou conflitos decorrentes deste contrato, com renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

E, por estarem de acordo, as partes assinam o presente contrato em 2 (duas) vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

[Local], [data].


LICENCIANTE LICENCIADO


Testemunha 1: [Nome completo], RG nº [número]


Testemunha 2: [Nome completo], RG nº [número]


Este é um modelo básico e genérico. É essencial que ambas as partes consultem um advogado especializado em Direito Autoral para garantir que o contrato atenda a todas as necessidades e particularidades do caso.

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo - Contrato de Honorários Advocatícios - Cláusula "Ad Exitum"

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços advocatícios pelo CONTRATADO ao CONTRATANTE, consistindo especificamente na representação legal em [descrever a natureza da ação ou do serviço jurídico], perante qualquer instância, juízo ou tribunal.

Modelo - Contrato de Inseminação Caseira

Este contrato tem como objeto a doação de material genético (esperma) pelo Doador à Receptora, para fins de inseminação caseira. O procedimento será realizado sem fins lucrativos e sem estabelecimento de vínculo de paternidade.

Modelo de Acordo de Não Divulgação (NDA - Non-Disclosure Agreement)

A PARTE DIVULGADORA possui informações confidenciais que são essenciais para seus negócios e a PARTE RECEPTORA terá acesso a estas informações no curso de [especificar a razão, como negociações, parceria, prestação de serviços, etc.];

Modelo de contrato de locação de flat mobiliado

1.1. O presente contrato tem como objeto a locação do flat mobiliado localizado no endereço acima mencionado, que compreende [descrever as características do flat, incluindo número de quartos, banheiros, e qualquer característica relevante, além da relação de móveis e utensílios].