
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO ___ JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE (CIDADE/UF)
Processo nº
[Nome da Parte Requerente] , já devidamente qualificada nos autos da Ação […], que move em face de [Nome da Parte Requerida] por meio de seu advogado abaixo assinado, vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, REQUERER a Decretação da Revelia, pelos fatos e fundamentos que seguem:
1 – DOS FATOS
Em [data] foi movida ação em face do requerido, o réu foi citado em [data], conforme [expediente nº …] para [comparecer em audiência/ apresentar defesa no prazo de 15 dias] .
Assim, considerando que o demandado apesar de habilitado [não compareceu à audiência/não apresentou defesa até o presente momento/ apresentou defesa após o decurso do prazo dia …], tem-se por necessário decretação da revelia e de todos os seus efeitos devido ao decurso do prazo.
2 – DA REVELIA
Sempre que houver citação válida e o réu não comparecer em juízo ou não apresentar defesa, como no caso, tem-se configurada a revelia.
Portanto de forma inquestionável, requer o autor que sejam aplicados os efeitos do referido instituto:
Efeito material: confissão ficta, presunção de veracidade das alegações de fato feitas pelo demandante (artigo 344 do CPC)
Efeitos processuais: preclusão do réu ao direito de trazer ao processo quaisquer matéria de defesa e, possibilidade de julgamento antecipado do mérito da causa com o efeito material da revelia (art. 355, II, CPC).
3 – DOS REQUERIMENTOS
Diante do exposto, o requerente pugna a Vossa Excelência, que seja decretada a Revelia da requerida com aplicação dos efeitos materiais e processuais e por via de consequência, o julgamento antecipado da lide em consonância com o pleito inicial.
Nestes Termos,
Pede e Espera Deferimento.
[Cidade/UF], Data do Protocolo Eletrônico.Nome do Advogado
OAB/UF XXXXXX.
[…] source […]