STF decide manter pena de ex-prefeito de Vilhena (RO) condenado por lavagem de dinheiro

Data:

varas especializadas
Créditos: Alfexe | iStock

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu o Habeas Corpus (HC 228889) em que a defesa de José Luiz Rover, ex-prefeito de Vilhena (RO), pleiteava encerrar a execução da pena a que foi condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Segundo a denúncia, Rover recebia cheques ou valores em espécie, repassando a quantia a assessores que a guardavam em contas pessoais e, posteriormente, transferiam para empresas ou pessoas indicadas por ele.

propina
Créditos: zest_marina | iStock

O ex-prefeito foi condenado a sete anos e cinco meses de reclusão pelo juízo da 4ª Zona Eleitoral de Vilhena. Posteriormente, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), ao julgar recurso, ajustou a pena para cinco anos, dois meses e 15 dias.

Após ter o recurso negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a defesa recorreu ao STF, alegando que o crime de lavagem de dinheiro não teria sido configurado, sendo uma mera consequência do crime antecedente (corrupção passiva). Buscava, assim, o encerramento do cumprimento da pena.

Ministro Gilmar Mendes - STF - Supremo Tribunal Federal
Créditos: Supremo Tribunal Federal

Na decisão, o ministro observou que o habeas corpus foi apresentado como substitutivo de revisão criminal quase três anos após a condenação definitiva. Em sua avaliação, embora não haja prazo específico para impetração de habeas corpus, a passagem de tanto tempo evidencia um comportamento processual incompatível com a alegação de violação a direito. Gilmar Mendes também não identificou ilegalidade no caso que justificasse a concessão do pedido.

Com informações do Supremo Tribunal Federal (STF).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...