Franquia de pizzas perde ação contra INPI para registrar a marca Hand.Bis

Data:

patentes - Registro de marca
Créditos: olm26250 | iStock

A Justiça Federal decidiu de forma desfavorável à uma franquia de pizzas sediada em Balneário Camboriú (SC) em sua tentativa de anular a negativa do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em registrar a marca "Hand.Bis". A 3ª Vara Federal de Itajaí manteve a decisão administrativa, que negou o registro devido à possível confusão com a marca de chocolates "Bis", pertencente à empresa Mondalez Brasil.

O juiz Charles Jacob Giacomini, responsável pelo caso, destacou a potencial confusão entre as duas marcas, especialmente dentro do mesmo setor de produtos alimentícios. A sentença, proferida na terça-feira (13/2), foi resultado de um processo movido pela empresa Pizza Bis Franchising contra o INPI e a multinacional.

Giacomini relembrou uma sentença anterior, datada de março de 2023, na qual já havia sido negado à mesma autora o uso da marca "Pizza Bis". Ele ressaltou que o registro de uma marca depende da demonstração de ausência de possibilidade de confusão para o consumidor. O caso está em fase de recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

A franquia de pizzas argumentou que a marca "BIS" é uma expressão comum, evocativa, associada à repetição e reiteração, o que poderia justificar uma exceção à regra de exclusividade. No entanto, o juiz ressaltou que, segundo posicionamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é necessário comprovar tanto a inexistência do mesmo público-alvo quanto a falta de confusão entre as marcas.

Diante disso, a decisão foi favorável ao INPI e à Mondalez Brasil, mantendo a negativa de registro da marca "Hand.Bis" para a franquia de pizzas.

Com informações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado

Imigração para Portugal: Guia completo atualizado Neste artigo, iremos aprofundar...

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.