Franquia de pizzas perde ação contra INPI para registrar a marca Hand.Bis

Data:

patentes - Registro de marca
Créditos: olm26250 | iStock

A Justiça Federal decidiu de forma desfavorável à uma franquia de pizzas sediada em Balneário Camboriú (SC) em sua tentativa de anular a negativa do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em registrar a marca “Hand.Bis”. A 3ª Vara Federal de Itajaí manteve a decisão administrativa, que negou o registro devido à possível confusão com a marca de chocolates “Bis”, pertencente à empresa Mondalez Brasil.

O juiz Charles Jacob Giacomini, responsável pelo caso, destacou a potencial confusão entre as duas marcas, especialmente dentro do mesmo setor de produtos alimentícios. A sentença, proferida na terça-feira (13/2), foi resultado de um processo movido pela empresa Pizza Bis Franchising contra o INPI e a multinacional.

Giacomini relembrou uma sentença anterior, datada de março de 2023, na qual já havia sido negado à mesma autora o uso da marca “Pizza Bis”. Ele ressaltou que o registro de uma marca depende da demonstração de ausência de possibilidade de confusão para o consumidor. O caso está em fase de recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

A franquia de pizzas argumentou que a marca “BIS” é uma expressão comum, evocativa, associada à repetição e reiteração, o que poderia justificar uma exceção à regra de exclusividade. No entanto, o juiz ressaltou que, segundo posicionamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é necessário comprovar tanto a inexistência do mesmo público-alvo quanto a falta de confusão entre as marcas.

Diante disso, a decisão foi favorável ao INPI e à Mondalez Brasil, mantendo a negativa de registro da marca “Hand.Bis” para a franquia de pizzas.

Com informações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Feliz Dia do Advogado

Neste Dia do Advogado, celebramos aqueles que fazem da...

Fachin anuncia projeto de lei para regulamentar remuneração de magistrados

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, anunciou que pretende concluir até o final de 2026 uma minuta de projeto de lei federal para regulamentar a remuneração dos magistrados. A proposta integra uma agenda mais ampla de defesa da integridade, transparência e controle dos gastos públicos. Fachin também apresentou ao CNJ medidas para prevenir conflitos de interesse na magistratura.

Gusttavo Lima é responsabilizado por transtornos causados por número em música

Gusttavo Lima foi condenado a pagar cerca de R$ 149 mil a um empresário que afirmou ter recebido milhares de mensagens e ligações após seu número de telefone ser mencionado na música “Bloqueado”. A Justiça entendeu que a divulgação da canção contribuiu para os transtornos sofridos pelo proprietário do número. A decisão ainda não transitou em julgado e o pagamento foi determinado provisoriamente.

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo