O réu Mário Pereira Clementino foi condenado pelo Tribunal do Júri de Sobradinho a uma pena de 11 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime inicial fechado, pelo homicídio de seu ex-vizinho Gustavo de Jesus Monteiro Carvalho. O crime ocorreu em via pública na presença da avó e do padrasto da vítima. O julgamento ocorreu na terça-feira, 16 de maio.
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o crime foi cometido de forma a dificultar a defesa da vítima, que estava desarmada e conversando com familiares quando foi atingida por disparos de arma de fogo. O ataque ocorreu em 16 de agosto de 2020, por volta das 22h, na Vila Denocs, em Sobradinho/DF, motivado por desavenças passadas.
Ao analisar o caso, o Juiz Presidente do Júri afirmou que a dinâmica dos fatos indica que o réu realizou quatro disparos contra a vítima, resultando em sua morte. Para o magistrado, o número de tiros evidencia a determinação do réu em cometer o homicídio, o que causa maior repulsa e reprovação da conduta.
O juiz também mencionou os antecedentes criminais do réu, observando que ele já possuía uma condenação anterior por furto qualificado. Além disso, destacou as circunstâncias do crime, ressaltando que foi cometido de forma a dificultar a defesa da vítima, que foi atacada de surpresa, reduzindo sua capacidade de se proteger devido à falta de compreensão do contexto em que se encontrava.
Mário Clementino não terá o direito de recorrer em liberdade.
Para mais informações sobre o processo, acesse o PJe1 e consulte o número: 0708437-04.2020.8.07.0006.
(Com informações do TJDF- Tribunal de Justiça do Distrito Federal)