INSS adota inteligência artificial (IA) para detectar fraudes em atestados médicos

Data:

aposentadoria / inss
Créditos: Joa_Souza | iStock

A partir desta segunda-feira (15), o INSS inicia o uso de inteligência artificial (IA) para identificar fraudes em atestados médicos utilizados para solicitar o auxílio-doença, agora denominado benefício por incapacidade temporária.

Esse benefício é concedido quando o trabalhador necessita se afastar do serviço por mais de 15 dias devido a doença. Para obtê-lo, é preciso apresentar um atestado ou passar por uma perícia médica (veja mais abaixo).

A partir de agora, um robô desenvolvido pela Dataprev realizará uma análise minuciosa nos atestados médicos enviados pela internet, por meio da plataforma Atestmed.

inteligência artificial
Créditos: iLexx | iStock

Esse sistema substitui a avaliação médico-pericial por uma análise de documentos nos casos em que o benefício tem duração de até 180 dias.

A análise conduzida pela inteligência artificial levará em consideração dados como nome, assinatura e CRM do médico no atestado, além de verificar o endereço de onde o arquivo foi enviado.

Em 2023, mais de 1,6 milhão de pedidos foram recebidos pelo INSS via Atestmed, mas quase metade (46%) foi recusada por não estar em conformidade com as regras do instituto.

Segundo o órgão, algumas informações estavam ausentes nos atestados ou geraram dúvidas, levando os trabalhadores a serem encaminhados para a perícia.

Tanto quem falsifica quanto quem utiliza um documento falso pode ser condenado a até 5 anos de prisão. Além disso, o beneficiário do INSS que adquiriu o atestado fraudulentamente terá que devolver o valor recebido e pode ser demitido por justa causa.

Regras para o Atestado

atestado médico adulterado justa causa
Créditos: Ridofranz | iStock
  • Atestados devem ser emitidos por médicos com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) e não podem apresentar rasuras.
  • Eles precisam especificar o período necessário de afastamento para a recuperação do paciente, estabelecer o diagnóstico quando autorizado pelo paciente, registrar os dados de maneira legível e identificar o emissor por meio de assinatura e carimbo ou número de registro no CRM.
  • O atestado também deve incluir o número da Classificação Internacional de Doenças (CID), no caso do Atestmed.

Segundo o INSS, um atestado médico é considerado falso quando é elaborado por uma pessoa não habilitada, contém informações não verdadeiras, mesmo se subscrito por um profissional habilitado, ou quando fica comprovada a adulteração do documento, embora ele seja legítimo.

Quem tem Direito ao Auxílio-Doença do INSS?

auxílio-doença
Créditos: Artisteer | iStock

Qualquer pessoa segurada tem direito ao auxílio-doença, incluindo empregados CLT, autônomos, empreendedores, facultativos ou contribuintes individuais. Se a pessoa estiver desempregada, terá uma carência de 12 meses, no caso de acidente de trabalho, para pleitear o benefício ainda na qualidade de segurado.

Marcelo Martins, membro da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB-SP, destaca que, se a pessoa tiver uma doença relacionada ao trabalho, a empresa precisa emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para que ela possa obter o auxílio-acidentário, modalidade que garante estabilidade por 12 meses após a alta.

Com informações do G1.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador, preenchendo a vaga deixada pelo desembargador Marcos William de Oliveira, que se aposentou no último ano. A eleição ocorreu por mérito.

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do...

Simplificando o Processo de Cidadania Portuguesa: Serviços Profissionais de Pesquisa de Documentação

Se você está considerando iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, seja por descendência, casamento ou qualquer outro motivo, uma das etapas fundamentais é reunir toda a documentação necessária. No entanto, essa tarefa pode ser complexa e demorada, especialmente se você não estiver familiarizado com os requisitos específicos ou não tiver acesso fácil aos documentos exigidos.

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio

Entenda os pré-requisitos para a cidadania portuguesa por matrimônio Para...