Fotógrafo receberá indenização por danos morais e materiais decorrente de violação de direitos autorais

Data:

Fotógrafo receberá indenização por danos morais e materiais decorrente de violação de direitos autorais | Juristas
Crédito: Giuseppe Stuckert

Em processo nº 1002919-23.2016.8.26.0506, a juíza da 10ª Vara Cível de Ribeirão Preto julgou parcialmente procedente a ação de obrigação de fazer cumulada com reparação por danos com pedido de tutela específica ajuizada por Giuseppe Silva Borges Stuckert em face de “Viva o Brasil” e Carlos Humberto Ferreira Silva Júnior.

Representado pelo advogado Wilson Furtado Roberto, fundador do escritório de advocacia Wilson Roberto Consultoria e Assessoria Jurídica e do Portal Juristas, Giuseppe alegou a ocorrência de contrafação, uma violação dos direitos autorais, relacionada à utilização indevida de sua fotografia no site das promovidas. De acordo com o autor, suas obras estão registradas junto à Biblioteca Nacional, sendo imprescindível sua autorização para utilização por terceiros.

Os réus não apresentaram contestação, e os efeitos da revelia foram aplicados. Assim, somando-se à condição de revel à documentação probante juntada aos autos, a juíza concluiu que a imagem da qual a parte autora possui o direito autoral foi usada de maneira irregular, haja vista que não recebeu contraprestação, tampouco concedeu autorização.

Os requeridos utilizaram fotografia em seu site para fins econômicos, sem a indicação da autoria do trabalho e desprovido de autorização da parte autora, titular dos direitos.

Quanto ao pedido de publicação em jornal de grande circulação (art. 108 da LDA), a juíza entendeu que a divulgação no site se restringiu aos leitores do endereço digital, não fazendo qualquer sentido a pretensão de que a autoria da fotografia seja esclarecida em jornais de grandes circulações.

Diante do exposto, a magistrada condenou as promovidas ao pagamento de R$1.500,00, a título de danos materiais, R$2.000,00 por danos morais, e à suspensão definitiva do uso das fotografias do autor em seu site.

Flávia Costa
Flávia Costa
Correspondente do Portal Juristas

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.