Julgamento de HC antes de pedido semelhante a juiz é supressão de instância

Data:

julgamento de hc - juiz
Créditos: Andrey Popov | iStock

O TJPR extinguiu o pedido de Habeas Corpus, feito em favor de acusado de latrocínio, que contestou a sua prisão preventiva, pelo fato de ainda não ter tido manifestação do juízo a quo.

Para o desembargador responsável pela decisão, “a análise do pedido liberatório em razão do alegado constrangimento ilegal, por parte desta corte, sem a prévia manifestação do juízo a quo, configura a indevida supressão de instância, vedada pelo princípio do duplo grau de jurisdição”.

A defesa tentou o habeas corpus após revogação da prisão preventiva de um corréu pelo TJPR. Ela solicitou a extensão dos efeitos daquela decisão ao acusado, afirmando que ele está sofrendo constrangimento ilegal diante da ausência dos pressupostos autorizadores da prisão preventiva.

Apesar da manifestação do Ministério Público pela concessão parcial do HC, o desembargador decidiu não conhecer do pedido, por causa da supressão de instância, já que a solicitação não foi feita ao juízo que a determinou.

Por isso, extinguiu o HC sem análise do mérito. (Com informações do portal Conjur.)

Processo: 0017417-18.2018.8.16.0000

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.