Justiça decreta prisão preventiva de três acusados de fraude em posto do Detran em Magé

Data:

Justiça decreta prisão preventiva de três acusados de fraude em posto do Detran em Magé | Juristas
Créditos: frank60/Shutterstock.com

O juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, da Vara Criminal da Comarca de Magé, aceitou a denúncia contra 24 funcionários, ex-funcionários e despachantes acusados de fraude nos serviços de vistoria do posto do Detran no município. O magistrado também decretou a prisão preventiva dos ex-secretários municipal de Habitação e Urbanismo, André Vinícius Gomes da Silva, de Governo, Paulo César Batista Vaz, e do ex-chefe do posto do Detran, Alexandre Bento Rangel Pinto.

De acordo com os autos do processo, os ex-secretários indicavam servidores de sua confiança para trabalharem no posto de vistoria com objetivo de obterem lucro com a prática de ilegalidades, como fraudes na certificação e na documentação de veículos.

Além de André Vinícius, Paulo César Vaz e Alexandre Bento, são réus: Cátia Fontoura, Roberto Carneiro, Camila Cezário, Natália Piedade, Bruno Rosa, Silvana Nascimento, Giovana Veiga, Deivison Thomé, Orlando Custódio, Maycon Hiroshi, Gabriel Batista, Brunno Vidal, Leonardo Fernandes, Jerry Madalena, Nilo de Souza, Iuri Fontoura, Ricardo de Castro, Érika Abreu, Flávia Perpétua, Jorge Leite, Marcelo Flávio de Paula.

“O propinoduto do Detran, de acordo com os indícios, foi engendrado e era utilizado para enriquecimento dos mencionados denunciados, os quais têm notória influência política junto à Prefeitura Municipal de Magé, ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, entes públicos por meio dos quais os acusados intermediavam as nomeações para o Posto do Detran de Magé e cooptavam funcionários para a autarquia a fim de manterem a máquina de improbidade funcionando”, assinala o magistrado em sua decisão.

 

 

Processo nº: 0007467-46.2017.8.19.0029

Fonte: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo