Lula Anuncia Indicações ao STF e PGR: Flávio Dino e Paulo Gonet

Data:

Lula Anuncia Indicações ao STF e PGR: Flávio Dino e Paulo Gonet | Juristas
Presidente Lula
Brasília-DF _ 23/11/2023
Foto: Valter Campanato/Agência

O presidente Lula (PT) tomou a decisão de indicar o atual ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), e Paulo Gonet para o cargo de Procurador-Geral da República (PGR). O anúncio oficial deve ocorrer nesta segunda-feira (27), antes da viagem de Lula à Arábia Saudita.

A escolha dos nomes foi confirmada por Lula a seus aliados no domingo (26), após uma demora incomum na indicação, deixando os cargos vagos por mais de 50 dias. A expectativa da equipe presidencial é que os nomes sejam aprovados pelo Senado antes do recesso parlamentar, que inicia em 23 de dezembro.

Lula Anuncia Indicações ao STF e PGR: Flávio Dino e Paulo Gonet | Juristas
Publicado em 27/09/2023 14:14
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Flávio Dino, favorito para a vaga desde outubro, quando Rosa Weber se aposentou do STF, é visto como uma escolha estratégica para promover embates políticos na corte. Com uma carreira que inclui ser juiz federal, secretário-geral do CNJ, presidente da Associação dos Juízes Federais e assessor da presidência do STF, Dino é considerado apto a ser um magistrado influente.

No caso de Paulo Gonet, que deve ocupar o cargo de Procurador-Geral, Lula teve reuniões prévias e, apesar de considerar inicialmente o subprocurador Antonio Bigonha como principal favorito, a decisão final recaiu sobre Gonet. A chefia da PGR está interinamente ocupada pela subprocuradora-geral Elizeta Ramos desde setembro.

Lula Anuncia Indicações ao STF e PGR: Flávio Dino e Paulo Gonet | Juristas
Vice-Procurador-Geral Eleitoral, Paulo Gonet
Brasília-DF _ 04/10/2023
Foto: Marcelo
Camargo/Agência

Gonet, apoiado pelos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes do STF, tem 62 anos e ingressou no Ministério Público Federal em 1987. As sabatinas e votações para essas indicações devem ocorrer nas próximas quatro semanas no Senado, movimentando a agenda legislativa antes do recesso parlamentar.

Além das indicações para o STF e PGR, o Senado também precisa aprovar as indicações de Lula para o Banco Central, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Defensoria Pública da União. Integrantes do governo indicam que há um acordo com a cúpula da CCJ e do Senado para concluir essas votações até o final do ano.

Com informações da Folha Press.


Você sabia que o Portal Juristas está no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, Google News e Linkedin? Siga-nos!

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Revista Juristas amplia sua presença no cenário jurídico nacional e valoriza a produção intelectual brasileira

A Revista Juristas vem ampliando sua presença no cenário jurídico brasileiro ao promover a divulgação da produção intelectual de profissionais que contribuem para o desenvolvimento do Direito, o fortalecimento das instituições e o aperfeiçoamento do sistema de Justiça. Com 11 edições publicadas até outubro de 2026, a revista reúne entrevistas, artigos e reflexões sobre temas que influenciam diretamente a sociedade brasileira.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo