Maquiador de celebridades Júnior Mendes é condenado a indenizar moralmente fotógrafo por uso indevido de fotografia

Data:

Júnior Mendes Make Up é condenada a indenizar moralmente fotógrafo por uso indevido de imagem
Créditos: Edgley Rocha Delgado

A 10ª Vara Cível da Comarca de João Pessoa, nos autos do processo nº 0016339-31.2015.815.2001, condenou Júnior Mendes Make Up a indenizar moralmente o fotógrafo Edgley Rocha Delgado por violação de direitos autorais.

O fotógrafo, por meio de seu advogado Wilson Furtado Roberto, fundador do Portal Juristas e do escritório de advocacia Wilson Roberto Consultoria e Assessoria Jurídica, ajuizou uma ação de obrigação de fazer c/c indenização por danos morais e materiais, com pedido de tutela antecipada, em face de Júnior Mendes Make Up. O autor argumenta que sua fotografia foi utilizada indevidamente no site Enjoygram, pelo réu, sem autorização ou crédito referente à obra, o que caracterizaria contrafação e ensejaria a reparação dos danos.

Em contestação, Júnior Mendes Make Up arguiu, preliminarmente, sua ilegitimidade passiva, uma vez que a fotografia foi postada no Instagram da pessoa física Antônio Mendes, e a inicial indicou o empresário individual Antônio Mendes Cavalcante Júnior – ME como o titular da divulgação da imagem.

O juiz afastou o pedido, dada a responsabilidade ilimitada e unipessoal existente entre pessoa física e empresário individual, cujo patrimônio se confundem.

No mérito, contestou que a foto não foi divulgada para fins publicitários e salientou que a fotografia é veiculada livremente na internet sem qualquer crédito ao fotógrafo.

O juiz, ao analisar os fatos, concluiu que a obra foi veiculada sem que houvesse qualquer contrato entre as partes, o que caracterizou o ato ilícito do requerido e ofensa ao direito moral do autor. Conforme a Lei de Direitos Autorais, apenas o autor tem o condão de autorizar a reprodução de sua obra.

Por fim, condenou Júnior Mendes Make Up a indenizar moralmente o fotógrafo na quantia de R$2.000,00, além da obrigação de publicar a obra objeto do litígio em jornal de grande circulação por três vezes consecutivas, indicando o demandante como autor da foto.

Processo: 0016339-31.2015.815.2001 – Sentença

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Wilson Roberto
Wilson Robertohttp://www.wilsonroberto.com.br
Empreendedor Jurídico, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, professor, palestrante, empresário, Bacharel em Direito pelo Unipê, especialista e mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Foi doutorando em Direito Empresarial pela mesma Universidade. Autor de livros e artigos.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Fachin anuncia projeto de lei para regulamentar remuneração de magistrados

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, anunciou que pretende concluir até o final de 2026 uma minuta de projeto de lei federal para regulamentar a remuneração dos magistrados. A proposta integra uma agenda mais ampla de defesa da integridade, transparência e controle dos gastos públicos. Fachin também apresentou ao CNJ medidas para prevenir conflitos de interesse na magistratura.

Gusttavo Lima é responsabilizado por transtornos causados por número em música

Gusttavo Lima foi condenado a pagar cerca de R$ 149 mil a um empresário que afirmou ter recebido milhares de mensagens e ligações após seu número de telefone ser mencionado na música “Bloqueado”. A Justiça entendeu que a divulgação da canção contribuiu para os transtornos sofridos pelo proprietário do número. A decisão ainda não transitou em julgado e o pagamento foi determinado provisoriamente.

Estudo aponta falhas estruturais no combate à violência contra a mulher no Brasil

Estudo da Rede Nacional de Controle Externo pela Proteção das Mulheres, com dados dos 27 tribunais de contas brasileiros, identificou falhas de orçamento, planejamento, equipes e integração entre órgãos responsáveis pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Auditorias apontaram estruturas incompletas, baixa execução orçamentária e ausência de planos formais em diversos municípios.

Executivos do Goldman Sachs são alvo de investigação por suposta fraude societária

A Polícia Civil de São Paulo indiciou dois executivos do Goldman Sachs por suspeita de fraude e abuso na administração de sociedade por ações em investigação envolvendo a estrutura societária de fundos ligados à Oncoclínicas. A apuração busca esclarecer se informações sobre a participação da Centaurus Capital foram omitidas ou apresentadas de forma irregular para evitar uma oferta pública de aquisição de ações. O Goldman Sachs nega irregularidades, enquanto a CVM já havia concluído que a Centaurus não estava obrigada a realizar a OPA.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo