Senado confirma nomes para STJ, STM, CNMP e Ancine

Data:

Senado confirma nomes para STJ, STM, CNMP e Ancine | Juristas Senado confirma nomes para STJ, STM, CNMP e Ancine | Juristas

Nesta quarta-feira (13), o Senado aprovou os nomes de sete indicados para cargos de ministros em tribunais superiores, membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e para a diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

A decisão dos senadores será comunicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá oficializar as nomeações por meio de atos publicados no Diário Oficial. A expectativa é que os decretos sejam assinados ainda neste mês.

Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Para o Superior Tribunal de Justiça, foram aprovados os nomes do desembargador Carlos Augusto Pires Brandão e da procuradora Maria Marluce Caldas. Eles assumirão as vagas deixadas pelas ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães, que se aposentaram, respectivamente, em outubro de 2023 e janeiro de 2024.

Antes da aposentadoria, Laurita Vaz integrava o Ministério Público, enquanto Assusete Magalhães exercia o cargo de desembargadora federal.

Superior Tribunal Militar (STM)

Para o Superior Tribunal Militar, a advogada Verônica Abdalla Sterman teve sua indicação aprovada para uma vaga destinada à advocacia. Ela será a segunda mulher a ocupar o cargo de ministra no STM, sucedendo Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, atual presidente da Corte Militar. Ambas foram indicadas pelo presidente Lula.

Agência Nacional do Cinema (Ancine) e CNMP

O plenário do Senado também aprovou a professora Patrícia Barcelos para a diretoria da Ancine. Para o Conselho Nacional do Ministério Público, foram aprovadas as indicações de Fabiana Barreto e Ivana Ceie Greice Stocker.

Perfis dos indicados para o STJ

Carlos Augusto Pires Brandão, natural de Teresina, é mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba. É desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região desde 2015 e atua como professor no Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Piauí. Tomou posse como juiz em 1997.

Maria Marluce Caldas Bezerra possui pós-graduação em Direito Constitucional e Processual. É membro do Ministério Público de Alagoas desde 1986 e, em 2021, foi promovida a procuradora de justiça. Atuou nas áreas criminal e de direitos humanos e participou das discussões que resultaram na promulgação da Lei Seca.

(Com informações da Agência Senado)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Projeto de Lei propõe criminalizar ‘injeção de prompt’ para manipular processos judiciais com IA

O Projeto de Lei 2543/26 propõe transformar em crime a utilização de técnicas de “injeção de prompt” para manipular sistemas de inteligência artificial empregados em processos judiciais e administrativos com o objetivo de obter vantagem indevida, causar danos ou influenciar resultados automatizados. A proposta prevê pena de um a quatro anos de reclusão e multa, com possibilidade de aumento em situações específicas. O texto também estabelece auditorias de processos e medidas de segurança para prevenir manipulações de sistemas de IA.

Brasil inicia processo para aplicar Lei da Reciprocidade contra tarifas dos EUA

O governo brasileiro iniciou o processo de aplicação da Lei da Reciprocidade Econômica em resposta às tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos nacionais. A Camex avaliará se as medidas norte-americanas se enquadram na legislação, enquanto o Itamaraty iniciou consultas diplomáticas com Washington. Apesar da possibilidade de adoção de contramedidas comerciais, o governo afirma que pretende priorizar a negociação para tentar solucionar a disputa.

Uso excessivo de IA pode gerar “workslop” e comprometer produtividade, aponta estudo

O uso acelerado da inteligência artificial nas empresas deu origem ao fenômeno conhecido como workslop, que descreve conteúdos gerados por IA com aparência profissional, mas que apresentam informações genéricas, erros ou falta de contexto. Segundo levantamento da BetterUp Labs, 40% dos trabalhadores afirmam já ter recebido esse tipo de material. O problema pode gerar retrabalho, perda de produtividade, desgaste entre equipes e riscos relacionados à segurança da informação. Especialistas defendem o uso da IA como ferramenta de apoio, acompanhado de pensamento crítico, revisão humana, treinamento e políticas de governança.

Falha em turbina destrói janela e deixa passageiro parcialmente para fora de avião

Um passageiro ficou parcialmente para fora de um avião durante um voo entre a Grécia e a Alemanha após uma pá da turbina do motor direito se romper e fragmentos atingirem uma janela da cabine. O homem, de 61 anos, teve a cabeça e o ombro sugados para fora da aeronave e foi segurado pelas pernas pela esposa e por outros passageiros. A tripulação declarou emergência e conseguiu pousar em segurança. O NTSB participa da investigação, que ainda busca determinar a causa da falha no motor.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo