STJ cria procedimento inédito para acesso a bens digitais em inventários

Data:

STJ cria procedimento inédito para acesso a bens digitais em inventários | JuristasO Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou, de forma inédita, diretrizes para o acesso a bens digitais de pessoas falecidas que não tenham deixado senhas ou instruções de acesso. Em julgamento da Terceira Turma, foi estabelecido que essa apuração deve ocorrer por meio de um incidente processual específico, a ser conduzido por um inventariante digital – profissional encarregado de identificar, classificar e avaliar os ativos digitais.

O caso teve origem no inventário das vítimas de um acidente de helicóptero em 2016. Uma das herdeiras solicitou, por meio de ofício judicial, que a Apple fornecesse diretamente o conteúdo de um dispositivo eletrônico. O pedido foi negado pela relatora, ministra Nancy Andrighi, que entendeu que tal medida poderia violar a intimidade do falecido.

Vácuo legislativo

Na ausência de norma específica sobre a chamada herança digital, a ministra propôs a criação de um incidente processual denominado “incidente de identificação, classificação e avaliação de bens digitais”, a ser apensado ao inventário.

Segundo Andrighi, não se trata de ativismo judicial, mas de aplicação analógica de institutos já existentes no direito processual, com o objetivo de assegurar a efetividade da sucessão sem comprometer os direitos de personalidade. O especialista designado deverá selecionar apenas os ativos patrimoniais transmissíveis, preservando conteúdos que possam atingir a intimidade ou a vida privada do falecido ou de terceiros.

A decisão, destacou a relatora, concilia o direito dos herdeiros de receber a totalidade do patrimônio – conforme assegura o artigo 5º, inciso XXX, da Constituição Federal – com a proteção da dignidade e da memória da pessoa falecida.

(Com informações do Juri News)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo