TJ-SP mantém negativa de acesso de mãe a conta de rede social de filho falecido

Data:

Redes Sociais do Beach Bar - Restaurante Taiko
Créditos: bigtunaonline / iStock

A 32ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou decisão da 2ª Vara de Embu das Artes que negou a uma mulher acesso ao perfil do filho falecido em rede social, mesmo para obter fotografias publicadas. O colegiado entendeu que permitir o acesso de terceiros violaria o direito à intimidade do falecido.

O relator, desembargador Marcus Vinicius Rios Gonçalves, destacou que não há lei específica no Brasil sobre sucessão de bens digitais, mas eles são protegidos por normas de propriedade intelectual e podem ter dupla natureza: patrimônio transmissível com valor econômico e bens imateriais ligados aos direitos da personalidade. Dados pessoais armazenados em contas digitais, como e-mails, fotos e informações privadas, pertencem à segunda categoria e permanecem protegidos mesmo após a morte.

O magistrado também ressaltou que a própria rede social oferece ferramentas para o usuário definir o destino da conta após o falecimento, seja para exclusão, seja para transformação em memorial, mas não havia registro de que o filho falecido tivesse feito essa escolha.

A decisão foi unânime.

(Com informações do TJ-SP)

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo